Coluna da Mislene Paiva – Cuidados com a saúde no verão

É verão. A estação mais quente do ano chega junto às férias e inicia-se a temporada de ida às belas praias brasileiras. Para aproveitar tudo o que a estação tem a oferecer, torna-se necessário tomar alguns cuidados:

1. Atenção à ingestão excessiva de álcool, frituras e sal

O álcool aliado ao calor favorece a desidratação corporal. Se não pode faltar “aquela cervejinha” junto à areia ou na beira da piscina, não exagere. O ideal é alternar com a ingestão de água.

As frituras podem não ser bem metabolizadas pelo organismo e provocarem sensação de mal-estar. Geralmente elas estão aliadas ao abuso do sal. Sabidamente, o sódio presente no sal e em diversos outros alimentos, promove a retenção de líquidos, fazendo com que a pressão arterial aumente e haja a ocorrência de edema, principalmente dos membros inferiores.

Prefira alimentos mais leves, prepare seu lanche em casa, atentando para a não utilização de molhos a base de maionese ou queijos gordurosos; abuse das frutas, sucos e saladas e lembre-se de alimentar-se em horários regulares, de 3 em 3 horas.

2. Exposição ao sol

Ah, aquela marquinha… A luz solar é benéfica à saúde, pois ajuda na absorção da vitamina D, essencial para a fixação de cálcio nos ossos. Porém, muito cuidado nessa hora!

É importante ressaltar que os benefícios do sol tanto para a saúde quanto para a aquisição do bronzeado da pele só é válido até as dez horas da manhã e após as dezesseis horas da tarde e com o uso de protetor solar e reaplicação a cada 3 horas. Entre esse período, a intensidade dos raios UVA E UVB podem causar problemas.

Os raios UVA são responsáveis pelo envelhecimento da pele e os UVB, além das queimaduras, têm maior relação com o câncer de pele. No caso de queimaduras, hidrate-se e lembre-se de procurar ajuda especializada, pois o uso de substâncias caseiras pode piorar o processo.

É sempre bom lembrar de usar os óculos escuros, aqueles com proteção ultravioleta, pois evitam lesões na córnea e retina.

3. Ingestão de água

Nas altas temperaturas, o corpo elimina muito líquido, que deve ser reposto imediatamente para evitar a desidratação, quadro em que o organismo não consegue desempenhar bem suas funções. As crianças são as principais vítimas da patologia, portanto, é importante que os pais atentem para oferecer líquidos às crianças.

Lembre-se de usar roupas leves e frescas, beber água na praia, na piscina, no parque, durante a prática de atividades físicas e em casa.

Cuide de sua saúde e aproveite a estação!

4. Os petiscos da praia

Se você já passou pelo incômodo dos sintomas da intoxicação alimentar durante um passeio sabe exatamente como isso pode estragar suas férias. Portanto, evite ingerir aquele camarãozinho que parece delicioso, mas que você não sabe a procedência.

Quando um alimento está contaminado, o corpo trata logo de elimina-lo., isso ocorre através de vômitos e fezes por períodos que podem chegar a dias e, inclusive, podem requerer internação hospitalar para tratamento.

Evitar tal transtorno é bem fácil, basta consumir alimentos frescos que você saiba a procedência, prefira sanduíches que você mesmo tenha preparado e mantenha-os em bolsa térmica.

Autora: Mislene Paiva – Enfermeira e pós-graduada em Enfermagem do Trabalho, Saúde Público e Estratégia de Saúde da Família


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Experimentoe o Novo Livre