9 anos do Festival Afro celebrando cultura, educação e identidade negra em Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

O IX Festival Afro foi um verdadeiro sucesso e marcou, mais uma vez, a cidade como um espaço de celebração da cultura afro-brasileira, da arte, da educação e do compromisso coletivo com a luta antirracista. Consolidado na cidade, neste ano de 2025 o Festival Afro teve a sua maior edição de todas sendo, inclusive, o maior projeto educativo-cultural independente já realizado em Muriaé. Feito em parceria com o Movimento Cultural Conceito Rua, o evento de encerramento reuniu um grande público e promoveu uma programação diversa, potente e representativa, reafirmando a importância de iniciativas culturais que dialogam diretamente com a história e a identidade do nosso povo.

Antes de chegar ao grande encontro com o público, o Festival Afro desenvolveu um importante trabalho de base: foram cinco escolas públicas da cidade de Muriaé contempladas com oficinas formativas para as equipes e estudantes, levando cultura afro-brasileira e africana, educação para as relações étnico-raciais e práticas pedagógicas antirracistas através do hip-hop, beleza e estética e rodas de conversa. Essas ações dialogam diretamente com a Lei 10.639/03, fortalecendo o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana de forma viva, crítica e acessível. A festa de encerramento do IX Festival Afro aconteceu no último sábado dia 06/12 no Mercado Municipal de Muriaé e concluiu esse ciclo de atividades que começaram em outubro, coroando um processo construído dentro das escolas e com a comunidade.

PUBLICIDADE

A programação do IX Festival Afro contou com apresentações e premiações dos talentos das escolas, valorizando crianças e jovens como protagonistas da cultura e do futuro, e do Desfile Afro, que exaltou ancestralidade, estética negra e autoestima. Além disso o projeto fortaleceu o movimento de HIP HOP da região sendo palco da competição do Slam Conceito e batalha de MC’s que já acontecem na cidade mas que nessa edição tiveram premiações de mil reais cada, fortalecendo os jovens artistas e a cultura urbana como ferramenta de expressão, denúncia, consciência social e transformação.

Um dos momentos mais simbólicos foi a entrega do Prêmio Ojú Ògbón – Olhos da Sabedoria, dedicado a reconhecer pessoas e iniciativas que contribuem de forma significativa para a valorização da cultura negra, da educação e da luta antirracista. Foram três pessoas homenageadas: a prof. Irís Amâncio, o prof. Jeffersoin de Souza e a artista Shirley Melo. Premiar esses nomes foi um ato de honra, gratidão e alegria, reafirmando que reconhecer saberes, trajetórias e compromissos é também um gesto político e educativo.

PUBLICIDADE

Junto com as competições e premições, o projeto buscou mais uma vez enaltecer a potência e brilho dos artistas locais com apresentações musicais do pocket da dupla Eliel e Luna, grupo Força da Raça e um set vibrante do DJ Feijão, que movimentou o público durante toda a programação. Ademais o evento teve como abertura a apresentação empolgante dos grupos de capoeira Arcanjo de Minas e Sinhá Bahia de Capoeira e como encerramento a apresentação de dança da Cia. Corpo e Alma.

A realização do IX Festival Afro só foi possível graças ao empenho coletivo e compromisso de toda equipe com a luta antirracista, o projeto contou com apoio da Secult – MG através do edital n° 11/2014 e com recursos do Programa Nacional Aldir Blanc e teve apoio das empresas e lojas; Woodstock, Ribeiro Turismo, Sebolado, Casa Nandy, Endorfina Moda Fit, Isadora Cosméticos, Ariel celular, loja Bendita Roupa, Garota Fit, Feito a Mão e Carinho, Trufas da Sá box 42, Studio Neb, com destaque para a parceria com O Boticário de Muriaé que garantiu material para as oficinas de maquiagem nas escolas, brindes e prêmios da loja e patrocinou da produção das camisas e copos do evento provando mais um ano que acredita na iniciativa e fortalece a diversidade e autoestima de todas as pessoas.

PUBLICIDADE

Outra importante ação dessa edição do projeto foi a garantia de 100% de acessibilidade, na qual a equipe técnica passou por duas formações em acessibilidade e libras, promoveu acessibilidade em todo material de divulgação e nas atividades, inclusive no evento final que teve a participação de público PCD, ampliando o compromisso do Festival Afro com a dignidade social e acesso à cultura e educação.
Eventos como o Festival Afro demonstram que investir em cultura, educação e ancestralidade é investir no futuro da cidade. Que este seja apenas mais um capítulo de uma caminhada que segue firme, coletiva e transformadora. O Festival Afro reafirma a importância da educação antirracista, especialmente da efetivação da Lei 10.639/03, mostrando que cultura e educação caminham juntas na construção de uma sociedade mais justa, plural e democrática.

Agradecemos a todos os artistas, educadores, produtores, equipes técnicas, escolas envolvidas, estudantes, patrocinadores, parceiros e apoiadores. Nosso agradecimento especial também a cada pessoa que esteve presente nas atividades e evento de encerramento, tornando esse momento histórico e inesquecível para Muriaé.

PUBLICIDADE

O Festival Afro é beleza, arte, cultura, ancestralidade, pertencimento e resistência!

PUBLICIDADE
WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://chat.whatsapp.com/LBu6cVNDWOC2J6KnG3gHlF
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Guia Muriaé no WhatsApp

Guia Muriaé

Há 15 anos com a maior cobertura de Muriaé e região! Informação de qualidade e com seriedade, com atualizações diárias. Vamos muito além de notícias policiais, aqui você se informa com novidades relacionadas a concursos, vagas de emprego, saúde, entretenimento, política e esportes. Siga nossas redes para receber nossas atualizações!

Você viu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo