Mais que aperitivo: as azeitonas pretas previnem doenças
Populares em saladas, ensopados e aperitivos, as azeitonas pretas são mais do que um ingrediente saboroso — representam um alimento funcional com benefícios amplamente reconhecidos pela ciência e pela tradição. Originárias da oliveira, árvore da família das Oleáceas, essas frutas acompanham a alimentação humana há mais de 7 mil anos, sendo base da dieta mediterrânea, considerada uma das mais saudáveis do mundo.
De acordo com a Gastronomia Basca, as azeitonas são inicialmente verdes e tornam-se pretas à medida que amadurecem. Essa coloração é intensificada pelo processo de cura em salmoura, que provoca a oxidação natural dos compostos fenólicos, como explica o portal especializado The Olive Oil Source.
Ricas em gorduras monoinsaturadas, vitamina E, carotenoides e flavonoides, as azeitonas pretas se destacam por sua ação antioxidante e anti-inflamatória, conforme aponta a nutricionista Tatiana Zanin, da revista médica Túa Saúde. Essas substâncias auxiliam na saúde arterial, na melhora da circulação sanguínea e na prevenção de doenças cardiovasculares, como aterosclerose, hipertensão e infartos.
Entre outros benefícios, estudos da Cleveland Clinic e da Medical News Today destacam que o consumo regular de azeitonas pretas:
* Favorece o bom funcionamento intestinal, devido ao teor de fibras;
* Protege a visão, graças à luteína e à zeaxantina, que filtram raios UV e luz azul;
* Fortalece o sistema imunológico, combatendo radicais livres;
* Contribui para a memória e a saúde cognitiva;
* Reduz inflamações celulares associadas a doenças crônicas.
Além disso, a combinação de fibras e gorduras saudáveis ajuda a prolongar a saciedade e pode auxiliar no controle do peso corporal.
Especialistas, no entanto, alertam para o alto teor de sódio das azeitonas processadas. A Cleveland Clinic recomenda o consumo máximo de 1/4 de xícara por dia, preferencialmente em saladas, pizzas, massas ou ensopados.
Assim, consumidas com moderação, as azeitonas pretas unem tradição, sabor e benefícios à saúde, reafirmando seu papel como um dos pilares nutricionais da culinária mediterrânea.
Fonte: Guia Muriaé, com informações do Jornal O Globo











