Anatel alerta para golpe de troca de operadora de telefonia e internet

Bandidos contatam os consumidores por telefone para tentar obter vantagens financeiras

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) teve conhecimento de tentativas de fraudes em que pessoas com supostos vínculos com prestadoras entram em contato por telefone com consumidores, usando o nome da Anatel para tentar gerar credibilidade e enganar possíveis clientes, induzindo-os a mudarem o seu provedor de serviços.

A Anatel, em nenhuma hipótese, associa-se a empresas do setor ou entra em contato com consumidores para recomendar ou determinar a troca de prestadores de serviços nem indicar planos. Cada consumidor é livre para escolher o seu prestador de serviços de telecomunicações.

As fraudes relatadas envolvem o nome de diversas prestadoras, notadamente Algar, Claro, Oi, TIM e Vivo, tanto como eventual “prejudicada” como “beneficiada” pela ação, com aparente utilização indevida de dados cadastrais dos consumidores.

A Anatel está atuando junto às empresas para adoção imediata de medidas de esclarecimento aos consumidores, além do aprofundamento da apuração para garantir que as práticas comerciais e de abordagem de clientes sejam pautadas pela ética, transparência e respeitem a privacidade dos dados do consumidor.

A Anatel recomenda que os consumidores:

1. Procurem a prestadora pelos seus canais oficiais de atendimento em caso de dúvidas sobre a oferta;

2. Fiquem atentos para possíveis golpes, especialmente quando as ligações para oferta de produtos ou serviços não utilizarem o prefixo 0303;

3. Visitem e divulguem a página com dicas contra fraudes e golpes, inclusive os que utilizam o nome da Anatel (https://www.gov.br/anatel/pt-br/assuntos/dicas-contra-fraudes).

Lembramos que os canais de atendimento da Anatel estão disponíveis para orientações ou reclamações sobre o assunto pelo aplicativo Anatel Consumidor, pelo site gov.br/anatel/consumidor ou por meio do telefone 1331.  

Incentivamos a utilização dos canais acima para comunicação de casos como esses, para que a Agência possa adotar as medidas devidas. 

Fonte: Anatel