Bancos emitem alerta para “golpe do 0800” em mensagens de SMS

Federação Brasileira de Bancos ressalta que as instituições financeiras nunca pedem senhas e outros dados pessoais em ligações para confirmar transações suspeitas

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) emitiu um comunicado oficial nesta quarta-feira (6/9) alertando a população sobre um golpe cada vez mais frequente conhecido como “golpe do 0800”. Este esquema fraudulento tem como objetivo enganar os clientes, levando-os a divulgar informações confidenciais, como senhas e números de cartões, e até mesmo realizar transações financeiras para os criminosos.

O “golpe do 0800” é conduzido por meio de mensagens de SMS enviadas para os celulares das vítimas, nas quais é relatada uma compra fictícia e solicitado que o cliente entre em contato com uma suposta central de atendimento 0800 para solucionar um problema ou irregularidade em seu cartão ou conta bancária. Em muitos casos, os golpistas afirmam que foram efetuados pagamentos em lojas de varejo conhecidas, que na realidade não ocorreram.

Ao fazer a ligação para a falsa central de atendimento, a vítima é informada pelo golpista que a transação relatada ainda está em análise e não aparece na fatura. Para resolver o suposto problema, é solicitada uma nova transação, que pode envolver a divulgação de dados pessoais, como números de cartões e senhas.

O golpe frequentemente utiliza nomes de instituições financeiras legítimas para conferir credibilidade à mensagem fraudulenta. Diante disso, a Febraban ressalta a importância de que, em caso de qualquer dúvida, os clientes entrem em contato com os canais oficiais de seu banco ou seu gerente.

Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, esclarece que os bancos nunca solicitam informações sensíveis, como senhas, tokens ou outros dados pessoais, em ligações feitas para confirmar transações suspeitas. Além disso, os bancos jamais ligam para que os clientes realizem transferências, PIX ou qualquer tipo de pagamento para resolver supostos problemas em suas contas.

“Se receber uma ligação suspeita, desligue imediatamente e, de outro telefone, entre em contato com os canais oficiais de seu banco”, alerta o diretor. Ele também aconselha que, se em algum momento lhe pedirem para digitar senhas ou quaisquer dados em seu telefone, a chamada deve ser encerrada imediatamente.

Este alerta da Febraban visa proteger os clientes bancários de um golpe que vem se tornando cada vez mais comum no Brasil, garantindo que eles permaneçam vigilantes e conscientes dos métodos utilizados pelos criminosos para obter informações confidenciais e causar prejuízos financeiros. A segurança dos dados pessoais é uma prioridade, e a colaboração dos clientes é essencial para evitar fraudes.

Fonte: Guia Muriaé, com informações do Correio Brasiliense