Diesel sobe R$ 0,11 por litro na bomba com retorno de PIS e Cofins

Guia Muriaé no WhatsApp

Os consumidores brasileiros devem se preparar para um novo aumento no preço do diesel, um dos principais combustíveis do país, que impacta diretamente na economia nacional. A partir desta terça-feira (5), parte dos impostos federais sobre o diesel está sendo retomada, o que resultará em um acréscimo de R$ 0,1024 por litro do combustível, de acordo com estimativas da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis).


Essa retomada na tributação foi antecipada com o objetivo de financiar a redução dos preços de veículos zero-quilômetro, como parte de um programa lançado pelo governo federal no meio do ano. A Fecombustíveis ainda prevê mais duas cobranças de impostos sobre o diesel, em outubro e janeiro.

O presidente do Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes do Rio Grande do Sul (Sulpetro), João Carlos Dal’Aqua, ressalta que o setor já estava se preparando para esse aumento, mas reconhece que a medida chega em um momento desafiador, considerando que o preço do diesel já se encontra elevado:

“É um somatório negativo para o segmento. No entanto, não temos muitas opções além de compreender a situação e nos prepararmos, uma vez que estão previstos mais aumentos até o final do ano”, afirma Dal’Aqua.

É difícil prever como o aumento nos impostos se refletirá nos preços nas bombas, uma vez que cada posto de combustível adota estratégias e políticas diferentes. No entanto, Dal’Aqua projeta que alguns postos já podem começar a repassar o reajuste aos consumidores ainda esta semana no Rio Grande do Sul.

O presidente do Sulpetro enfatiza que absorver esse aumento no valor do diesel é praticamente inviável, especialmente porque a maioria dos atores do setor já trabalha com margens de lucro reduzidas. Diante dessa realidade, ele destaca a importância de uma gestão eficiente dos estoques:

“É muito difícil encontrar alternativas, uma vez que todos já operam com custos bastante apertados. A gestão dos estoques se torna ainda mais crucial”, ressalta.

Os aumentos no preço do diesel costumam acender um sinal de alerta, uma vez que esse combustível é fundamental para o transporte no país, afetando uma ampla gama de produtos, desde a sua fabricação até a chegada às prateleiras dos supermercados. Além disso, há preocupações com os possíveis impactos na inflação.

O economista-chefe da consultoria ES Petro, Edson Silva, acredita que o repasse do aumento dos tributos para o consumidor final é praticamente inevitável. No entanto, ele estima que o impacto na economia será relativamente menor, pois o preço médio do diesel ainda está abaixo do observado em 2022 e no início deste ano:

“Acredito que haverá um impacto, mas ele não será suficiente para causar grandes transtornos para a economia e para o consumidor”, pondera Silva.

Em um cenário em que muitos postos costumam trabalhar com estoques menores, Silva também projeta que o diesel atingirá o seu preço mais elevado nas bombas do Estado ainda nesta semana. É importante que os consumidores estejam atentos a essas mudanças e busquem alternativas para otimizar o consumo de combustível diante dessa nova realidade de preços.

Fonte: Guia Muriaé, com informações da GaúchaZH

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo