Eclipse solar anular será visível em todo o Brasil neste sábado; veja o horário do fenômeno

Eclipse solar anular será visível em todo o Brasil neste sábado; veja o horário do fenômeno

Guia Muriaé no WhatsApp

Este sábado reserva um espetáculo raro para os amantes da astronomia e aqueles que buscam maravilhas no céu. O Brasil será palco de um eclipse solar anular, um evento celeste notável onde a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, criando o que é popularmente chamado de “anel de fogo”.

Esse fenômeno ocorre quando o diâmetro aparente da Lua é menor do que o do Sol, criando o efeito de um anel luminoso ao redor do contorno do nosso astro-rei.

As regiões Norte e Nordeste do Brasil terão o privilégio de observar o eclipse completo. Nestas áreas, o Sol será totalmente coberto pela Lua. Estados como Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Tocantins, Paraíba, Pernambuco, e Rio Grande do Norte estão na faixa de anularidade, onde o fenômeno será mais espetacular.

Nas demais regiões do Brasil, o eclipse será parcial, o que significa que aqueles que olharem para o céu poderão ver o Sol “mordido” pela Lua, criando uma visão única e impressionante.

É importante destacar que, durante um eclipse solar, nunca se deve olhar diretamente para o Sol sem proteção adequada. A exposição ao Sol sem proteção pode causar sérios danos à visão.

O horário do eclipse solar anular varia de acordo com a localização geográfica. O fenômeno começará na parte da manhã e será primeiro visível na costa oeste dos Estados Unidos. O Brasil será um dos últimos países a testemunhar o eclipse no período da tarde, que deve durar aproximadamente duas horas, com o ponto máximo durando cerca de cinco minutos.

Para obter informações específicas sobre o horário do eclipse em sua cidade, você pode consultar a página Time and Date, que fornece horários precisos com base na sua localização.

O último eclipse solar anular ocorreu em junho de 2021, mas não foi visível do Brasil. O próximo eclipse deste tipo será em 2 de outubro de 2024, visível no extremo sul da América do Sul e em áreas do oceano Pacífico. Depois, em 17 de fevereiro de 2026, outro eclipse ocorrerá, mas terá visibilidade praticamente restrita à Antártica. Finalmente, em 6 de fevereiro de 2027, os observadores poderão apreciar o fenômeno no Chuí, no sul do Rio Grande do Sul.

Preparação e segurança são essenciais para aproveitar essa experiência única com responsabilidade e cuidado. Aproveite para desfrutar desse espetáculo natural e admirar a beleza do cosmos.

Fonte: Guia Muriaé, com informações do G1

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo