Empresa chinesa quer testar “carro voador” sem piloto no Brasil

Na China, o veículo aéreo já recebeu sinal verde para ser usado comercialmente

Guia Muriaé no WhatsApp

A empresa chinesa EHang está em processo de obtenção de aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar seu inovador “carro voador” autônomo no Rio de Janeiro. A EHang integra a lista de empresas selecionadas no segundo ciclo do Sandbox.Rio, um programa experimental regulatório que permite a testagem de produtos, processos e serviços inovadores na capital fluminense.


Ao todo, seis projetos foram escolhidos nesta rodada do Sandbox.Rio. Além do veículo aéreo autônomo da EHang, outros projetos inovadores incluem um serviço de carro compartilhado, uma estação pública de carregamento de bicicletas elétricas, uma fazenda vertical em containers, um serviço de delivery para favelas e um projeto de patinetes elétricas pela empresa Whoosh, que iniciou operações na cidade no último sábado, 22 de junho.

O modelo EH216-S da EHang é um eVTOL (veículo elétrico de pouso e decolagem vertical), capaz de voar sem a necessidade de um piloto a bordo. Projetado para transportar até dois passageiros em voos de até 30 quilômetros, o veículo utiliza apenas uma bateria para suas operações. A aeronave tem uma altura de pouco mais de 1,90 metros e pode atingir velocidades de até 130 km/h.

A EHang planeja demonstrar o voo autônomo do EH216-S, destacando a experiência do usuário tanto para passageiros quanto para transporte de carga. Embora o projeto enfrente desafios regulatórios, a empresa possui um diferencial significativo: foi a primeira a obter um certificado de aeronavegabilidade para um eVTOL emitido pela Administração de Aviação Civil da China.

No Brasil, a Anac também está analisando pedidos de certificação de eVTOLs de outras empresas, como Gol e Azul, com base nas aprovações recebidas em seus países de origem. No entanto, a EHang está mais avançada no desenvolvimento de seu eVTOL. Em outubro, o modelo EH216-S recebeu a “certificação tipo” na China, permitindo seu uso em operações comerciais.

Com o avanço no processo de aprovação pela Anac, a EHang se posiciona como pioneira na introdução de veículos aéreos autônomos no mercado brasileiro, representando um passo significativo na inovação do transporte urbano no Rio de Janeiro.

Assista ao vídeo:

Fonte: Guia Muriaé, com informações do Diário do Rio

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo