Governo do RJ autoriza concurso do Corpo de Bombeiros com 50 vagas para oficiais em 2026
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, autorizou a realização de um novo concurso do Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBMERJ) com 50 vagas para o Curso de Formação de Oficiais (CFO), com ingresso previsto para 2026. A autorização foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira (1º).
A abertura da seleção recebeu parecer favorável da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento Econômico-Financeiro do Regime de Recuperação Fiscal, além de análises jurídicas e orçamentárias. O comando do CBMERJ já havia confirmado que aguardava apenas o aval do governo para iniciar os preparativos.
Com a autorização, o Corpo de Bombeiros formará uma comissão organizadora e contratará uma banca para as provas. A UERJ deve permanecer responsável pela organização das provas objetiva e discursiva, assim como ocorreu na última seleção para oficiais.
A expectativa é que, seguindo o cronograma dos anos anteriores, o edital seja publicado em dezembro, com etapas realizadas nos primeiros meses de 2026.
Requisitos e remuneração
Para ingressar no CFO, o candidato deve ter ensino médio completo. Até 2024, também era exigida idade entre 18 e 32 anos, mas essa regra deixou de valer após o Tribunal de Justiça do Rio declarar inconstitucional a lei que estabelecia limite máximo de idade. Assim, o CBMERJ não cobra mais idade máxima para participação.
Os aprovados ingressam como cadetes, com remuneração inicial de R$ 4.227,16, incluindo soldo, gratificações e adicionais.
Como foram as últimas provas
O último concurso para oficiais, realizado em 2024/2025, também ofereceu 50 vagas e foi composto por:
Prova objetiva (80 questões):
- Biologia (10)
- Física (10)
- Geografia (10)
- História (10)
- Língua Estrangeira (10)
- Português/Literatura (10)
- Matemática (10)
- Química (10)
Prova discursiva: redação.
Na segunda fase, organizada pelo próprio CBMERJ, os aprovados passaram por:
- Teste de Aptidão Física (TAF)
- Inspeção de saúde
- Exame documental
Foram convocados para o TAF candidatos em até quatro vezes o número de vagas.
Seleção para o Serviço Militar Temporário Voluntário
Além do CFO, o Corpo de Bombeiros prepara uma seleção com 1.500 vagas para o Serviço Militar Temporário Voluntário (SMTV), sendo:
- 1.122 vagas para soldados (combatentes, guarda-vidas e técnicos de enfermagem)
- 378 vagas para oficiais (médicos e enfermeiros)
O Instituto AOCP será o responsável pela organização do SMTV. O regime tem duração inicial de um ano, podendo ser prorrogado por até oito anos.
Reservas de vagas incluem:
- 30% para mulheres
- 10% para candidatos de baixa renda
- 20% para pessoas negras
Fonte: Guia Muriaé











