Home / Notícias / Brasil / Horário de verão termina neste fim de semana

Horário de verão termina neste fim de semana

O horário de verão de 2018, que começou no dia 4 de novembro, termina no próximo domingo, dia 17 de fevereiro, quando moradores de 10 estados e do Distrito Federal devem atrasar o relógio em uma hora.

O ajuste vale para moradores das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal).

Com o horário de verão de 2018, o Brasil passou a ter quatro fusos diferentes, uma vez que os estados das regiões Norte e Nordeste permaneceram no horário normal.




Em vigor desde 1931, este pode ter sido a última vez que o horário de verão foi adotado no país, já que um estudo do Ministério de Minas e Energia e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) mostra que não há economia significativa de eletricidade.

De acordo com o estudo, mudou o perfil do consumo de eletricidade, que deixou de ser diretamente relacionado ao horário e passou a ter relação à temperatura.

Mudanças nesta edição




Até o ano de 2017, o horário de verão tinha início no terceiro domingo de outubro. Atendendo um pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o governo alterou o início do horário de verão este ano para que não coincidisse com o primeiro e o segundo turno das eleições.

No começo de outubro de 2018, o governo federal chegou a anunciar que iria adiar o início do horário de verão para o dia 18 de novembro a pedido do Ministério da Educação que não queria prejudicar os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Palácio do Planalto acabou recuando e decidiu manter a data em 4 de novembro.

Fonte: Guia Muriaé, com informações da Agência Brasil e Veja

Confira também

Horário de verão termina neste domingo

Motivo de alegria para uns e de tristeza para outros, o horário de verão termina …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *