IBGE: mais de 39 mil vagas temporárias
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) E O Ministério do Planejamento e Orçamento publicaram, nesta quarta-feira (17/12), a Portaria Conjunta MGI/MPO Nº 90, que autoriza o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a contratar temporariamente 39.108 pessoas para atuar na realização do Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola 2025 e do Censo da População em Situação de Rua.
As contratações têm como objetivo viabilizar a operacionalização dos levantamentos censitários, que envolvem desde o planejamento técnico até a coleta, supervisão e processamento das informações em todo o território nacional. Os contratos serão firmados nos termos da Lei nº 8.745, de 1993.
O ingresso das pessoas candidatas ocorrerá por meio de processo seletivo simplificado, com ampla divulgação. A portaria determina que o IBGE observe integralmente as políticas de reserva de vagas previstas em lei, assegurando que todas as etapas do certame estejam alinhadas à efetividade das ações afirmativas.
O prazo de duração dos contratos, bem como eventuais prorrogações, seguirá o que dispõe o art. 4º da Lei nº 8.745, desde que haja justificativa fundamentada na necessidade de conclusão das atividades censitárias. A definição da remuneração ficará a cargo do IBGE, respeitando os critérios legais relacionados à relevância e à complexidade das funções.
O edital de abertura das inscrições para o processo seletivo simplificado deverá ser publicado em até seis meses, contados a partir da publicação do ato normativo.
Distribuição das vagas
As 39.108 vagas autorizadas estão distribuídas entre diferentes funções, que abrangem atividades técnicas, operacionais, administrativas e de supervisão:
| Atividades | Função | Qtd |
| Apoio Técnico Especializado | Analista Censitário | 1.020 |
| Coleta de Dados | Recenseador | 27.330 |
| Supervisão de Coleta | Agente Censitário Supervisor | 4.143 |
| Administração do Posto de Coleta | Agente Operacional Regional | 1.286 |
| Administração da Supervisão de Coleta | Agente Censitário Regional | 1.286 |
| Apoio Administrativo | Agente Censitário Administrativo | 1.432 |
| Apoio de Informática | Agente Censitário de Informática | 1.446 |
| Supervisão de Qualidade | Agente Censitário de Qualidade | 1.165 |
| TOTAL | 39.108 | |
Com a autorização, o IBGE dá mais um passo para garantir a estrutura necessária à execução de dois levantamentos estratégicos para o país, que fornecerão dados essenciais para a formulação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas nas áreas rural, ambiental, aquícola e de proteção social.
Fonte: Governo Federal











