INSS passa a exigir biometria para novos pedidos de aposentadoria e benefícios
Segurados terão prazo de 30 dias para regularizar a situação caso o sistema não localize a biometria nas bases oficiais
Quem pretende solicitar aposentadoria ou outros benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve ficar atento às novas regras para concessão dos serviços. Uma portaria publicada pelo órgão em 22 de junho regulamentou a exigência de validação biométrica para novos requerimentos e estabeleceu um prazo de 30 dias para que o segurado regularize a situação, caso o sistema não encontre o registro.
A medida, prevista na Portaria DIRBEN/INSS nº 1.347, detalha um procedimento que já estava em vigor desde novembro de 2025. A partir da regulamentação, o INSS passa a formalizar o período para que o cidadão apresente uma biometria válida antes da análise definitiva do benefício.
A comprovação poderá ser feita por meio da Carteira de Identidade Nacional (CIN), do título de eleitor com biometria cadastrada na Justiça Eleitoral ou da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) emitida após coleta biométrica.
A exigência vale para novos pedidos de aposentadoria, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e auxílio-reclusão. Caso a biometria não seja localizada em nenhuma das bases consultadas, o segurado terá 30 dias corridos, contados a partir do protocolo do requerimento, para regularizar a situação. Se o prazo não for cumprido, o pedido será automaticamente cancelado, sendo considerado como desistência.
O INSS esclarece que não realiza coleta de biometria para esse procedimento. O instituto apenas consulta os dados já cadastrados em outros órgãos públicos. Por isso, a orientação é que o cidadão verifique previamente se possui biometria registrada em documentos oficiais.
A regra não se aplica a quem já recebe benefícios previdenciários ou assistenciais, afetando apenas os novos requerimentos.
Quem pretende solicitar um benefício nos próximos meses pode verificar a situação da conta no Gov.br. Contas com nível Prata ou Ouro normalmente já possuem validação biométrica. Caso ainda não exista um documento com biometria cadastrada, a recomendação é providenciar a emissão da Carteira de Identidade Nacional antes de protocolar o pedido.
Segundo o INSS, a medida tem como objetivo ampliar a segurança dos processos e reduzir fraudes na concessão de benefícios previdenciários e assistenciais.
Fonte: Guia Muriaé











