Inverno começa com onda de frio e temperaturas chegando a 0°C no Sul e Sudeste
Inverno começa com forte onda de frio, mas El Niño pode provocar calor intenso no fim da estação
O inverno no Brasil terá início no próximo domingo (21) com a expectativa de temperaturas mais baixas em grande parte do país. Segundo previsões meteorológicas, os primeiros dias da estação serão marcados pela atuação de uma intensa massa de ar polar, capaz de provocar frio rigoroso no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além de influenciar áreas da Região Norte.
A previsão indica que julho poderá registrar temperaturas abaixo de 0°C em localidades do Sul do país e em áreas serranas do Sudeste. O avanço do ar frio também deverá alcançar regiões como o norte de Minas Gerais, o sul da Bahia, Goiânia e Brasília, ampliando a abrangência das baixas temperaturas.
Além do frio intenso previsto para o início da estação, os meteorologistas acompanham a evolução do fenômeno El Niño 2026/2027, que apresenta potencial para atingir intensidade forte ou muito forte. Caso as projeções se confirmem, o evento poderá figurar entre os mais expressivos registrados desde a década de 1950.
Calor deve ganhar força em agosto e setembro
Embora o inverno comece sob influência de massas de ar frio, a tendência é que o calor volte a ganhar intensidade ao longo da estação. Especialistas apontam que agosto poderá registrar períodos de temperaturas elevadas em áreas do Centro-Oeste e do Sudeste.
Já em setembro, aumenta a possibilidade de ocorrência de ondas de calor atingindo regiões do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e parte do Sudeste. Em diversas localidades dessas regiões, os termômetros poderão marcar temperaturas acima da média histórica para o período.
Apesar desse cenário, os estados do Sul e áreas do centro-sul e leste de Minas Gerais, além do Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo e Mato Grosso do Sul, devem registrar temperaturas próximas da normalidade climática ao longo da estação.
Chuvas acima da média em algumas regiões
O avanço do El Niño também deverá influenciar o comportamento das chuvas durante o inverno. A expectativa é de aumento da instabilidade atmosférica na Região Sul, favorecendo a ocorrência de temporais, ventos fortes e volumes de chuva acima da média nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
No Sudeste e no Centro-Oeste, regiões tradicionalmente marcadas pelo tempo seco nesta época do ano, a previsão aponta episódios de chuva mais frequentes do que o habitual. Em algumas áreas, os acumulados poderão ficar ligeiramente acima da média histórica da estação.
Na Região Norte, estados como Acre, Rondônia e o sul do Amazonas também podem registrar precipitações superiores ao padrão normal para o período.
Por outro lado, o Nordeste deverá manter características típicas do inverno, com predomínio de tempo quente e seco em grande parte da região. A faixa litorânea do leste nordestino, que normalmente registra chuvas nesta época do ano, poderá apresentar volumes abaixo da média entre julho e setembro.
Os meteorologistas recomendam atenção às atualizações das previsões climáticas nos próximos meses, já que a evolução do El Niño poderá influenciar significativamente tanto as temperaturas quanto o regime de chuvas em diferentes regiões do país.
Fonte: Guia Muriaé, com informações da CNN











