Licenciamento 2024: para que serve e qual é a multa se não pagar?

Calendários de pagamento já foram divulgados; veja todos os detalhes sobre a taxa

Guia Muriaé no WhatsApp

Com o início de um novo ano, muitos proprietários de veículos se deparam com uma série de despesas relacionadas ao automóvel, incluindo o IPVA, seguro e, claro, o licenciamento. Mas afinal, para que serve essa tarifa? Qual é o destino do dinheiro arrecadado e quais são as consequências do não pagamento?


O que é o Licenciamento Anual?

O licenciamento anual é uma obrigação para todos os proprietários de veículos automotores. Diferente do IPVA, que é calculado com base no valor do automóvel, o licenciamento possui uma tarifa fixa, ou seja, todos os proprietários pagam o mesmo valor, independente das características do veículo.

Além disso, o licenciamento é essencial para que o motorista obtenha o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) atualizado, documento necessário para a circulação legal do automóvel.

Quais as Consequências do Atraso?

O atraso no pagamento do licenciamento é considerado uma infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 293,47 e a inserção de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, o veículo pode ser apreendido e levado a um pátio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), onde o proprietário terá que arcar com os custos do pernoite.

Para Onde Vai o Dinheiro?

A arrecadação proveniente do licenciamento anual é destinada ao Detran, sendo utilizada para custear e aprimorar diversos serviços oferecidos pelo órgão. Isso inclui a melhoria dos sistemas de dados, atualização das interfaces online, aprimoramento dos atendimentos prestados aos usuários e o financiamento das atividades de fiscalização.

Portanto, é fundamental manter em dia o pagamento do licenciamento, não apenas para evitar multas e penalidades, mas também para contribuir com a melhoria dos serviços de trânsito e segurança viária.

Fonte: Guia Muriaé

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo