‘Lua Cheia Rosa’ poderá ser vista nesta terça-feira no Brasil

Fenômeno poderá ser visto assim que a Lua aparecer no céu. Apesar do nome, nosso satélite natural não terá nenhuma mudança de cor.

Guia Muriaé no WhatsApp

Nesta terça-feira (23), uma “Lua Cheia Rosa” estará visível em todo o Brasil, um fenômeno astronômico que atrai a atenção de observadores e entusiastas do céu. Apesar do nome, a Lua não adquire uma coloração rosa; a designação foi dada por povos nativos dos Estados Unidos devido à floração das flores nessa época do ano, coincidindo com a primavera no Hemisfério Norte.


Para apreciar o espetáculo, não será necessário equipamento especial, apenas olhar para o céu quando a Lua surgir no horizonte, por volta das 17h32 no horário de Brasília.

A distinção entre uma “superlua” e uma lua cheia comum é importante. Uma superlua ocorre quando a lua cheia está próxima ao perigeu, o ponto mais próximo da Terra em sua órbita. Isso resulta em uma Lua ligeiramente maior e mais brilhante do que as luas cheias usuais. O perigeu é o oposto do apogeu, quando a Lua está em seu ponto mais distante da Terra.

Nem todas as luas cheias são consideradas superluas, mas elas geram um grande interesse entre os observadores do céu. Para este ano, estão previstas duas superluas de acordo com o calendário astronômico do Observatório do Valongo da UFRJ: uma entre os dias 17 e 18 de setembro e outra em 17 de outubro.

Portanto, aproveite a oportunidade para admirar a Lua Cheia Rosa nesta terça-feira e desfrutar da beleza e do mistério do universo que nos cerca.

Fonte: Guia Muriaé

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp

Botão Voltar ao topo