Motoristas podem obter até 40% de desconto no valor das multas de trânsito
Benefício é oferecido pelo Sistema de Notificação Eletrônica e exige adesão voluntária
Motoristas multados podem pagar até 40% menos no valor das infrações de trânsito, desde que cumpram algumas condições estabelecidas pelo novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em vigor desde 2020.
De acordo com o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), o desconto é possível devido à economia gerada pela digitalização do processo, que elimina impressões de notificações e análises de recursos. O abatimento, no entanto, só é concedido a quem não apresentar recurso e reconhecer a infração antes da disponibilização da notificação.
Nem todos os órgãos de trânsito estão conveniados ao sistema. Por isso, é necessário verificar se o órgão que aplicou a multa aderiu ao SNE para garantir o benefício.
Passo a passo para obter o desconto
1. Baixe o aplicativo CDT
O primeiro passo é instalar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) no celular e fazer login com a conta Gov.br. Caso ainda não tenha cadastro, será preciso informar CPF, e-mail, senha, número da CNH, código Renavam, placa do veículo e código de segurança.
2. Ative o SNE
No aplicativo, clique no ícone de três linhas, vá em “preferências” e selecione “Sistema de Notificação Eletrônica – SNE”. Leia os termos, aceite as condições e toque em “aderir”.
3. Habilite o veículo
Cadastre o veículo no SNE para que as infrações sejam vinculadas ao seu perfil. Também é possível reconhecer multas pela CNH.
4. Consulte e pague com desconto
Acesse a seção “infrações” para visualizar multas emitidas após a adesão ao sistema. É possível optar pelo pagamento com 40% de desconto (se não houver recurso) ou com 20% de desconto (se não abrir mão da defesa prévia).
Se o motorista receber a notificação impressa antes de aparecer no aplicativo, será necessário aguardar a disponibilização no sistema para gerar o boleto com o valor reduzido. O pagamento deve ser feito até a data de vencimento e, mesmo com o desconto, os pontos na CNH permanecem.
Fonte: Guia Muriaé, com informações do Auto Esporte











