Mutirão dá desconto de até 97% nas dívidas até 30 de junho
Renegociação inclui cartão de crédito, cheque especial e empréstimos. Ao todo, são 400 milhões de ofertas
Consumidores inadimplentes têm, a partir desta segunda-feira (16), a oportunidade de renegociar dívidas com mais de 40 bancos e instituições financeiras por meio do Mutirão da Serasa, que segue até o dia 30 de junho. A ação contempla débitos como faturas de cartão de crédito, cheque especial e empréstimos, com até 400 milhões de ofertas disponíveis e descontos que podem chegar a 97%, segundo a instituição.
As negociações podem ser feitas pelo site serasa.com.br, pelo aplicativo “Serasa: Consulta CPF e Score”, disponível para Android e iOS, ou ainda presencialmente, nas agências dos Correios de todo o país. Neste último caso, é cobrada uma taxa de R$ 4,20 por dívida negociada e R$ 3,00 para consultas ou 2ª via de boletos.
Inadimplência no Brasil e no Rio de Janeiro
De acordo com a Serasa, 35 milhões de brasileiros têm dívidas com instituições financeiras, sendo que 11 milhões (31,4%) estão com contas bancárias atrasadas. No total, são mais de 65 milhões de dívidas em aberto apenas com bancos.
No estado do Rio de Janeiro, 7,6 milhões de pessoas estão inadimplentes, sendo 3,6 milhões com pelo menos uma dívida bancária. Para esse público, a Serasa disponibilizou 44 milhões de ofertas de renegociação.
Conforme o Mapa da Inadimplência, o principal tipo de débito entre os brasileiros é com cartão de crédito (27,8%), seguido por contas básicas de luz, água e gás (20,3%) e financiamentos (19,3%).
Causas da inadimplência
Levantamento da própria Serasa indica que 69% dos credores apontam o cartão de crédito como principal causa da inadimplência. Empréstimos pessoais aparecem em seguida (56%) e o cheque especial é citado por 31%. Entre os motivos, destacam-se perda de renda, gastos inesperados, problemas de saúde e desorganização financeira.
Mesmo com tentativas de negociação direta com os bancos, 46% dos devedores relatam não terem conseguido fechar um acordo, segundo a pesquisa.
— Nos unimos a mais de 40 grandes bancos justamente para conectar os 35 milhões de brasileiros endividados ao setor bancário, atuando como um elo na negociação — afirmou Aline Maciel, especialista em educação financeira da Serasa.
Passo a passo para negociar pelo aplicativo
- Baixe o app da Serasa: disponível para Android e iOS. Após digitar o CPF e validar os dados, o consumidor acessa suas informações financeiras.
- Verifique as ofertas: na opção “Ver ofertas”, é possível analisar cada dívida e as condições com desconto.
- Conclua o acordo: ao clicar em “Negociar”, o consumidor escolhe a forma de pagamento. Pode optar por boleto, Pix, número de parcelas e vencimento. Basta revisar os dados e confirmar.
Fonte: Guia Muriaé, com informações do Extra