Nova CNH: tudo o que você precisa saber sobre o documento

O novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação já está sendo emitido com novas cores e idiomas. Ele é mais seguro e possibilita o uso do nome social.

Guia Muriaé no WhatsApp

Começou a ser emitido, no dia 1º de junho de 2022, o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As mudanças no formato do tradicional documento verdinho foram determinadas pela Lei nº 886 em dezembro de 2021, e são válidas para todo o território nacional.

Só na última década, o número de carteiras de habilitação válidas no Brasil cresceu 38%, atingindo 74,3 milhões em 2020.

Mas, o que mudou nesse novo modelo do documento? É preciso solicitar uma nova via?

Veja, abaixo, tudo o que você precisa saber sobre a nova CNH.

– O que mudou e como é a nova CNH?
A nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) continua com a mesma estrutura de antes: mesmo tamanho, lugar da foto, dos dados pessoais etc. Mas o documento ganhou algumas novidades que contribuem com a segurança e a modernização. Confira a seguir quais são elas.

– Nome social
Nos últimos anos, alguns estados brasileiros já permitiam o uso do nome social em diferentes documentos de identidade, como RG e CNH. Agora, pessoas transexuais em todo Brasil podem ter seu nome social na nova carteira de habilitação.

– Filiação afetiva
Agora é possível solicitar que no campo “filiação” apareça o nome dos pais, independente de fatores genéticos. Em outras palavras, a filiação afetiva é o reconhecimento da paternidade ou maternidade a partir da afetividade e da convivência. Antes, só era possível inserir o nome de pais e mães biológicos.

– A cor do documento
O tom da cor verde predominante no documento ficou mais claro. Ele também ganhou tons de amarelo em referência a bandeira do Brasil.

– Informações em inglês e espanhol
Segundo o Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), o formato da nova CNH vai ao encontro de requisitos internacionais de identificação definidos pela Convenção de Viena. Entre as novidades, as informações também estarão disponíveis em inglês e espanhol. Além disso, o documento terá um código internacional. Essas mudanças irão facilitar o uso da habilitação fora do Brasil.

– Novos elementos gráficos
Além de novos elementos gráficos que previnem a fraude do documento, a nova CNH mostra a categoria do veículo que a pessoa pode dirigir com seu respectivo desenho. Exemplo: quem tem habilitação categoria B terá a marcação na frente do desenho de um carro. Quem tem habilitação categoria D terá uma marcação junto ao desenho de um ônibus, e assim por diante.

– A nova CNH é mais segura?
Sim. Em sua nova versão, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) possui elementos visuais que dificultam falsificações, como tinta fluorescente que brilha no escuro, itens visíveis apenas com luz ultravioleta entre outros mecanismos indicados na imagem abaixo:

– Quando terei a nova CNH?
Não é preciso solicitar uma nova CNH se a sua habilitação está válida. A nova versão do documento será disponibilizada de acordo com as novas emissões feitas a partir de 1º de junho de 2022. Ou seja, se você renovar a sua CNH, emitir uma segunda via, adicionar uma categoria ou substituir a Permissão Para Dirigir (PPD) pela CNH definitiva, por exemplo, receberá em novo formato.

Fonte: Nubank

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo