Pagamentos com cartão por aproximação: como se proteger de fraudes

A tecnologia contactless surgiu para facilitar a vida de clientes e comerciantes na hora dos pagamentos. Afinal, os pagamentos por aproximação são mais rápidos, práticos e não exigem mais que a gente se lembre e digite uma senha.

O método tem se tornado cada vez mais popular: em 2021, teve 384% de aumento na adesão entre os usuários de cartões em relação ao ano anterior, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

A cada quatro compras feitas no Brasil, uma delas é paga via contactless, e a estimativa é que essa proporção aumente para metade de todas as transações até metade de 2022.

Apesar da aderência ao contactless, muitos usuários ainda têm algumas dúvidas sobre a segurança e como evitar problemas ou fraudes com esse tipo de pagamento. Veja a seguir dicas para se prevenir contra golpes.

O contactless é seguro?

Sim. Pagamento contactless é tão seguro quanto fazer uma compra online com cartão, por exemplo. Existem muitas camadas de segurança para proteger as transações com cartão de crédito, seja inserindo o cartão, por contactless no próprio cartão ou aproximando o celular. Então, a diferença dos pagamentos convencionais é sobre não haver a necessidade de digitar senha em compras com valor até R$ 200, limitado a cinco compras no dia.

Além disso, as bandeiras de cartão usam sistemas para detecção de possíveis fraudes a partir de inteligência artificial, identificando atividades suspeitas e conseguindo interromper ações antes mesmo que elas se concretizem.

Aqui no Nubank, por exemplo, também temos um time 100% dedicado a prevenir fraudes e bloquear atividades suspeitas.
Como se proteger contra golpes em pagamentos contactless?

Mesmo com essas proteções, nenhum meio de pagamento é totalmente imune a fraudes – inclusive porque, muitas vezes, o fraudador tenta induzir a vítima ao erro, fazendo com que ela autorize uma transação que não deveria.

Por isso, é importante manter a atenção tanto no momento das transações quanto nas movimentações do dia a dia da sua conta, para pegar possíveis tentativas de golpe.

Veja, a seguir, as principais dicas para fazer os pagamentos por aproximação de forma segura.

1. Confira os valores antes de fazer o pagamento por contactless

Muitos casos de fraude acontecem quando a pessoa não está atenta sobre os valores inseridos na maquininha para pagamento. Um golpe comum, inclusive, aposta justamente no fato de que muita gente não presta atenção nesse momento: o golpe do delivery, em que o visor da maquininha fica propositalmente quebrado ou com a luz apagada.

Como o processo para fazer pagamentos por aproximação é mais rápido, muitas vezes a vítima fica constrangida e faz o pagamento sem questionar os valores. Se o valor não for o correto, o pagamento é feito e o golpe faz sua vítima.

Ou seja, nunca efetue uma transação antes de conferir os valores. Tenha toda a sua atenção nessa hora.

2. Acompanhe o extrato das transações no seu banco

No caso de haver qualquer atividade indevida, dá pra saber imediatamente pelo extrato no app do banco ou pelas próprias notificações que o banco manda. Então, além de estar conferir sempre o extrato, ative as notificações do aplicativo.

Isso vale também para o acompanhamento de dia a dia. É importante saber o que está entrando e saindo da sua conta para manter o controle financeiro, mas também para identificar uma eventual compra que você não reconhece.

Em casos de fraude, o tempo pode ser crucial. Ou seja, quanto antes você perceber, melhor.

3. Não aproxime o cartão antes da hora

A tecnologia contactless permite que os pagamentos sejam feitos em até 4cm de distância entre o cartão e a maquininha. Então, mantenha o cartão afastado até conferir o valor da transação para não pagar valores incorretos.

4. Redobre a atenção sobre o seu cartão

A tecnologia contactless permite que os pagamentos sejam feitos sem a exigência de senha. Ou seja, se você perder o cartão, alguém pode fazer transações com ele sem a sua autorização. A boa notícia é que só dá pra fazer compras de até R$ 200 e no máximo cinco vezes por dia por meio dessa tecnologia.

Em caso de perda ou roubo do cartão, faça o bloqueio do cartão imediatamente no seu banco.

Fonte: Nubank

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