Pensão do INSS: como funciona o pagamento do 13º em 2025?
O 13º salário é um direito garantido a aposentados e pensionistas do INSS, incluindo alguns beneficiários de auxílios, mas não contempla os segurados do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Em 2025, assim como nos últimos anos, o pagamento foi antecipado e realizado em duas parcelas.
A primeira parcela foi depositada junto ao benefício de abril, entre os dias 24 de abril e 8 de maio, e a segunda parcela foi creditada com o pagamento de maio, de 26 de maio a 6 de junho. A liberação seguiu a ordem do penúltimo número do benefício, sem considerar o dígito após o traço.
O adiantamento do 13º salário injeta bilhões na economia e proporciona um reforço importante para mais de 30 milhões de aposentados, pensionistas e segurados de auxílios, sendo usado para pagar contas, quitar dívidas ou realizar pequenas melhorias pessoais e familiares. A antecipação também contribui para reduzir a procura por crédito, já que os beneficiários conseguem equilibrar o orçamento com os valores extras recebidos no primeiro semestre.
Para acompanhar os pagamentos, o segurado pode consultar o aplicativo ou site do Meu INSS, usando CPF e senha, ou pela Central 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Fonte: Guia Muriaé, com informações do O Dia











