Pix Automático: Lançamento é adiado para outubro de 2024

Guia Muriaé no WhatsApp

O Banco Central anunciou na quarta-feira (4) um adiamento no lançamento do Pix Automático, que agora está previsto para outubro de 2024. Esta modalidade de pagamento visa facilitar a vida dos usuários, permitindo o agendamento de pagamentos recorrentes, como contas de água, luz, telefone, assinaturas de streaming, mensalidades escolares e parcelamentos financeiros.


A principal característica do Pix Automático é a autorização prévia concedida pelo usuário. Isso significa que os pagamentos serão debitados automaticamente, sem a necessidade de autenticação específica a cada transação, tornando os processos de pagamento mais simples e eficientes.

Inicialmente, o Banco Central havia previsto o lançamento do Pix Automático para abril de 2024, conforme o cronograma apresentado em junho. No entanto, o adiamento se fez necessário para garantir que haja tempo suficiente para o desenvolvimento completo do serviço, avaliação de segurança e definição das estratégias comerciais pelas instituições participantes.

A decisão de adiar o lançamento foi anunciada durante a 20ª reunião plenária do Fórum Pix, que ocorreu na terça-feira (3). O objetivo é criar um produto “flexível” que atenda empresas de todos os setores e tamanhos, funcionando em diferentes plataformas.

Carlos Eduardo Brandt, chefe da Gerência de Gestão e Operação do Pix, explicou que o Pix Automático terá regras únicas para agendamento, liquidação, contestação e acordos de nível de serviço, proporcionando uma experiência uniforme aos clientes pagadores e facilitando a adoção do produto.

Além do adiamento do lançamento do Pix Automático, os membros do Fórum Pix discutiram a implementação de um canal de denúncias para casos de fraude envolvendo instituições financeiras que operam o Pix. O Banco Central está elaborando a proposta da experiência do usuário, que será submetida à consulta dos integrantes do fórum ainda este ano. A intenção é que, inicialmente, seja uma recomendação e, posteriormente, possa se tornar obrigatória.

Fonte: Guia Muriaé, com informações da CNN

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo