Trem-Bala Rio-São Paulo volta a ser prioridade para Governo Federal

Orçado em mais de R$ 50 bilhões, o trem-bala contará com quatro estações nas regiões centrais do Rio de Janeiro e São Paulo

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O tão aguardado projeto do Trem-Bala que ligará o Rio de Janeiro a São Paulo voltou a ser uma prioridade no cenário de infraestrutura do Governo Federal.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) tomou medidas significativas para avançar com o projeto, autorizando a construção dos trilhos no início deste ano. Essa autorização foi oficializada por meio de publicação no Diário Oficial da União, na qual a empresa responsável pelo empreendimento, a TAV Brasil, apresentou um plano de operacionalização das obras.

Segundo informações contidas no requerimento da outorga, a TAV Brasil está comprometida em concluir os estudos e projetos relacionados ao veículo de alta velocidade até dezembro de 2024. De acordo com o cronograma da companhia, as desapropriações necessárias para o projeto deverão ser finalizadas até dezembro de 2025.

O Trem-Bala, orçado em mais de R$ 50 bilhões, está previsto para contar com quatro estações localizadas nas regiões centrais do Rio de Janeiro e São Paulo. O projeto inclui a interligação com outras ferrovias, como o Ramal Santa Cruz (RJ), o Trem Intercidades (São Paulo-Campinas) – que ainda não foi concluído, o Km 0 do metrô de São Paulo e o Km 0 da CPTM (SP).

Com previsão de entrar em operação até 2032, o Trem-Bala proporcionará um percurso de 378 km entre os dois estados em apenas 1h30 (90 minutos), atingindo uma velocidade média de 350 km/h. Esse meio de transporte de alta velocidade promete não apenas encurtar distâncias, mas também desafogar o trânsito e contribuir para a mobilidade eficiente entre as duas maiores cidades do Brasil.

A TAV Brasil está em constante diálogo com governadores e prefeitos das localidades por onde o trem passará, buscando garantir que quaisquer ajustes ou alterações necessários possam ser realizados com eficiência e celeridade. O projeto do Trem-Bala Rio-São Paulo representa um marco importante no desenvolvimento da infraestrutura de transporte do país e na promoção da conectividade e mobilidade de qualidade entre as regiões Sudeste do Brasil.

Autorização da ANTT e retomada do projeto

Após autorização emitida pela ANTT, uma empresa privada ganhou uma licença para construir e operar a linha, que teve o projeto reformulado. No novo projeto, foram eliminadas as paradas no Galeão, em Aparecida e em Guarulhos, e a de Barra Mansa foi transferida para a cidade vizinha, Volta Redonda, enquanto que a estação do Rio de Janeiro ficará no bairro Santa Cruz, fazendo integração com a estação homônima da Linha Deodoro/Santa Cruz da SuperVia, e a de São Paulo ficará no bairro Pirituba, fazendo integração com a estação homônima do Serviço 710 da CPTM, que absorverá o ramal entre São Paulo e Campinas para a criação do Trem Intercidades, além de uma futura integração com a linha 6-Laranja do metrô.

Fonte: Guia Muriaé, com informações da Revista Fórum

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