Três dicas que podem aumentar suas vendas de Natal

Conheça algumas estratégias que podem aumentar suas vendas no natal e aproveite a data no seu negócio

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Natal é uma das principais datas para o varejo no Brasil. A pesquisa de Intenção de consumo e comemoração dos residentes de Mato Grosso do Sul, realizada pelo Sebrae, Fecomércio e o IPFMS, apontou que a data é responsável por movimentar R$438,44 milhões no fim de ano.

Adotar algumas estratégias pode te ajudar a aumentar suas vendas de natal. Neste conteúdo, você vai ver algumas dicas que pode seguir e faturar mais neste período.

Planejamento e estratégia

A primeira dica é fazer um planejamento e traçar estratégias para alcançar o resultado esperado nas vendas de natal. Para isso, faça uma análise dos natais anteriores, veja o que você precisa melhorar e o que vale a pena continuar.

Equipe – Verifique se sua equipe é suficiente para atender a demanda que surgir, senão é necessário avaliar se vale a pena contratar temporários. Um grande número de vendedores pode permitir um atendimento com uma dedicação maior ao cliente, convertendo mais vendas. Além disso, é necessário pensar no preparo dessa equipe, por meio de treinamentos e cursos de atendimento ao cliente.

Visual do local – A pesquisa de Intenção de consumo e comemoração dos residentes de Mato Grosso do Sul, realizada pelo Sebrae, Fecomércio e o IPFMS também revelou que 86,10% dos consumidores pretendem ir até as lojas físicas. Isso inclui um preparo na exposição visual do espaço. Não deixe de planejar uma vitrine temática que passe a atmosfera natalina.

Se você ainda não sabe em quais detalhes pensar para elaborar uma vitrine, separamos um vídeo com várias dicas para você.

Prepare o estoque – Escolha quais produtos terão mais disponibilidade no estoque e se é necessário repor. Deixe tudo numa disposição fácil de encontrar, com setores identificados e organize diariamente.

Condições especiais

Uma das estratégias que você pode inserir no seu planejamento das vendas de natal é oferecer condições especiais, como descontos ou brindes. De acordo com a pesquisa de Intenção de consumo e comemoração dos residentes de Mato Grosso do Sul, realizada pelo Sebrae, Fecomércio e o IPFMS, a estratégia que mais atrai os clientes no fim de ano são os descontos no pagamento à vista

Os kits de Natal podem ser uma ótima estratégia, com vários produtos, que juntos, têm um valor um pouco menor do que teriam se comprados separadamente. Outra forma de fazer os kits serem eficazes é montar opções mais baratas, ideais para amigos-secretos e as famosas “lembrancinhas”.

Além disso, vale a pena montar kits com várias categorias de preços, deixando que eles se encaixem nas necessidades de cada cliente.

Use as redes sociais

Por fim, utilizar as redes sociais é essencial para quem quer aumentar as vendas de natal. Neste sentido, você pode:

* Criar conteúdos com dicas de presentes;
* Utilizar a mídia paga para direcionar o conteúdo direto para sua audiência;
* Criar campanhas divulgando produtos promocionais da época com uma identidade visual do tema;
* Fazer parceria com influenciadores da área do seu negócio, para divulgar produtos específicos mais procurados na época.

Lembre-se de estimular o engajamento do seu público com um conteúdo que seja relevante para ele e deixar as informações do seu negócio atualizadas, principalmente com relação ao horário de atendimento e entregas.

Fonte: Pâmela Machado / Sebrae

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