Veja o que abre e fecha neste feriado prolongado de 7 de setembro

Guia Muriaé no WhatsApp

Nesta quinta-feira, feriado de 7 de setembro, parte do comércio e de serviços prestados por empresas privadas e órgãos governamentais não atenderão ao público. Alguns voltam a funcionar na sexta-feira, outros podem emendar o descanso com o final de semana.

Além deste feriadão, os brasileiros ainda poderão usufruir de mais emendas. O dia de Nossa Sra. Aparecida, 12 de outubro, também cai numa quinta-feira. O Dia de Finados (2 de novembro) também será numa quinta-feira. Ainda em novembro, o dia Nacional da Consciência Negra (20) será numa segunda-feira.

Há cidades em que a data é considerada feriado e/ou ponto facultativo. Nesse mês, a exceção é a Proclamação da República que é dia 15 (quarta-feira). Em dezembro ainda haverá o Natal (25), numa segunda-feira. Já em 2024, o Réveillon (1º/01), também será na segunda.

Veja o que abre e fecha neste feriadão de 7 de setembro e se organize

Bancos

As agências bancárias estarão fechadas e voltam a abrir na sexta-feira (8), mas, no feriado os clientes poderão utilizar os bancos 24 horas para efetuar saques e os aplicativos bancários e internet banking para pagar contas.

O vencimento da maioria dos boletos como as contas de consumo (água, energia, telefone etc.) com vencimento no dia será adiado, sem pagamento de multas por atraso, para o dia 8 (sexta-feira). A exceção é o pagamento do eSocial Doméstico que, nestes casos, terá o vencimento adiantado para o dia 6 de setembro (quarta-feira).

INSS

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ficam fechadas no 7 de setembro (quinta-feira). Os segurados podem acessar os serviços remotos pelo Meu INSS.

A central telefônica 135 também não funcionará no feriado para atendimento humano, mas será possível navegar pelos serviços automatizados, nas opções do menu inicial na Unidade de Resposta Audível (URA). Por meio do canal, é possível requerer benefícios, emitir extratos, cumprir exigências e agendar atendimento presencial.

Caso o governo federal decrete ponto facultativo, não haverá atendimento presencial também na sexta-feira. Por enquanto, apenas os servidores públicos federais baseados em Brasília e os servidores do governo do DF terão folgas a partir desta quarta (6), por motivos de segurança para a organização do desfile do Dia da Independência. A emenda no feriado para servidores estaduais dependerá da decisão de cada governo local.

Concessionárias de água e esgoto

As empresas de serviços concedidos não vão abrir suas lojas físicas. O atendimento será feito apenas por internet e call centers.

Correios

As agências dos Correios também estarão fechadas e as entregas suspensas, sendo retomadas normalmente na sexta-feira. Caso o consumidor esteja aguardando a chegada de uma encomenda, pode fazer o rastreamento pelo site dos Correios para conferir como fica o prazo da entrega, por conta do feriado.

Rede hospitalar

Os hospitais, serviços de saúde de emergência e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Sistema Único de Saúde (SUS) funcionarão normalmente na quinta-feira (7). Farmácias e drogarias também poderão abrir normalmente, pois se enquadram na lista de serviços essenciais.

Transporte Público

Poderá haver mudanças de horários do funcionamento do transporte público nas cidades, em função do movimento de usuários que costuma ser menor nessas datas.

Universidades

Diversas universidades públicas, federais e estaduais não funcionam e estenderão o recesso para sexta-feira e sábado (9).

Shoppings e comércio de Rua

As lojas e os quiosques funcionam em horário especial no feriado. O horário varia de acordo com a convenção coletiva estabelecida com o sindicato dos trabalhadores. Na sexta-feira os shoppings funcionam normalmente. O horário do funcionamento do comércio de Rua depende também da decisão do dono da empresa e dos acordos que tenha feito com seus trabalhadores. A sexta-feira o atendimento volta ao normal.

Lotéricas

A abertura de agências e casas lotéricas, em geral, ficam a critério do proprietário. Entretanto, a maioria delas também estará fechada na quinta-feira, retomando os atendimentos na sexta (8).

Bares e restaurantes

Vão funcionar nesta quinta, mas fica a critério do proprietário. Pode haver o fechamento de alguns estabelecimentos em regiões onde há mais escritórios.

Postos de combustíveis

Os postos devem funcionar, no mínimo, de segunda a sábado, das 6h às 20h. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) determina que os postos são obrigados a abrir inclusive nos feriados.

Bolsa de Valores

Não haverá negociações na Bolsa de Valores na quinta. Os negócios que envolvem o mercado de ações, renda fixa privada, Tesouro Direto, câmbio e demais contratos de juros voltam na sexta (8).

Fonte: CUT

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo