30ª Festa da Colheita movimentou distrito de Itamuri

Guia Muriaé no WhatsApp

A 30ª edição da “Festa da Colheita” movimentou o distrito de Itamuri no último final de semana. Foram dois dias de evento – 9 e 10 de agosto –, com shows, cavalgada, atividades culturais, barracas de comidas típicas, exposição de artesanato e produção local e parque para as crianças.

Com entrada franca, a festividade é uma realização da Prefeitura de Muriaé, da Fundarte e da Associação de Moradores de Itamuri, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Esportes e Turismo Alcyr Pires Vermelho. Proposto pela moradora do distrito e organizadora de eventos, Ana Paula Silva Duvanel, o projeto tem o apoio da Sociedade Musical União dos Artistas e do Circuito Cultural Grande Hotel Muriahe.

O evento começou no sábado (9), com uma Missa em Ação de Graças, ministrada pelo Padre Eduardo, na Igreja Nossa Senhora da Glória. A abertura oficial contou com a presença de organizadores e autoridades, que destacaram a importância da iniciativa para a economia e projeção cultural do distrito: “Queremos é manter os costumes locais e proporcionar uma forma de diversão para os moradores e os visitantes, para que eles possam aproveitar este momento. Com o apoio do prefeito Aloysio Aquino, que forneceu toda a estrutura e os serviços necessários para a festa, esperamos alavancar a economia e explorar o potencial turístico não só de Itamuri, mas de toda a nossa região”, pontuou a diretora geral da Fundarte, Gilca Napier.

Ainda durante a solenidade, o morador João Batista de Oliveira foi homenageado por sua contribuição para a história e o desenvolvimento de Itamuri. Ele recebeu um troféu das mãos do Chefe de Gabinete da Prefeitura de Muriaé, Adellunar Marge, representante do prefeito Aloysio Aquino na ocasião.

Na sequência, subiram ao palco “Toinzinho do Acordeon e Vinícius Dias”, colocando o público para dançar seu forró animado. A noite continuou com “Cristiano & Daniel”, dupla que tem se destacado em vários eventos da região e também de outros estados. O show, muito pedido pelos moradores, empolgou a plateia, que cantou e dançou vários hits do sertanejo universitário.

No domingo (10), a festividade começou na parte da manhã, com uma “Cavalgada”, seguida de um Almoço de Confraternização, promovido pela Igreja. Para a tarde, ficou reservada a “Roda de Leitura da Biblioteca Municipal Vivaldi Wenceslau Moreira”, reunindo as crianças para um momento mágico dedicado à literatura.

A programação contou também com a participação da “Associação de Violeiros de Muriaé”, com suas tradicionais modas de viola e sertanejo de raiz. O evento foi encerrado com o show de forró de “Joãozinho do Acordeon”.

A “Festa da Colheita” caracteriza-se como uma das manifestações culturais mais tradicionais de Itamuri e um de seus destaques é o resgate da memória de seus habitantes, através da montagem de um Memorial, com fotos antigas e peças utilizadas no dia-a-dia de moradores no passado. Neste ano, entre as biografias expostas, estava a do morador mais ilustre do distrito: o ex vice-presidente da República, José Alencar Gomes da Silva.

Fonte: Circuito Cultural Grande Hotel Muriahé

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo