Associação da Maior Viola do Mundo atua no fomento ao turismo em Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

A radialista e produtora cultural Giani Carla Aguiar Braga é a idealizadora da maior viola caipira do mundo.

O monumento, inaugurado em 2019, tem seis metros de altura por 2,10 metros de largura e fica no distrito de Boa Família, em Muriaé. Giani já participou de vários cursos oferecidas pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Muriaé, como o Programa Agente de Turismo Rural, e cursos de Gestão de Pessoas e Gestão de Marketing. Ela conta que o conhecimento proporcionado por esses treinamentos foi essencial para a criação da Associação Cultural e Promocional da Maior Viola Caipira do Mundo, fundada em 2020.

A entidade tem 21 integrantes e atua no fomento ao turismo rural com ações de preservação, valorização e promoção do patrimônio cultural mineiro. “Acredito no potencial de crescimento desse projeto e aproveito todas as oportunidades que o SENAR oferece para obter ferramentas para desenvolvê-lo. O objetivo é fazer de Boa Família a capital mundial da viola. Queremos trazer pessoas para a comunidade e desenvolver um olhar mais sensível de todos para o meio rural e gerar renda”, ressaltou Giani, que é a presidente da associação.

Recentemente, Giani Carla fez o curso Organização para Atividades Coletivas com o instrutor Claudeci Rigueira de Sousa. Para ela, o treinamento renovou o seu entendimento sobre a associação. “Aprendi que uma associação tem mais força de atuação e acesso a políticas públicas de incentivo. Entendemos mais sobre a importância de ter missão, visão, regras e uma boa gestão que ajude nas tomadas de decisão”, informou.

“No curso, a presidente teve a oportunidade de fazer um diagnóstico de como está a associação hoje e traçar estratégias de melhoria e aperfeiçoamento contínuo em relação ao objeto principal da entidade, que é promover a cultura da viola”, comentou o instrutor.

Atuação

Neste ano, a associação inaugurou um memorial, que conta a história do monumento, e promoveu a primeira Semana da Viola, que movimentou a comunidade com apresentações do violeiro Pedro das Gerais e artistas locais , oficinas de luthieria e venda de artesanatos.

“O início da pandemia adiou alguns planos, mas fizemos a Semana da Viola com sucesso, seguindo os protocolos de segurança. Coloquei em prática os ensinamentos do curso e já vi a diferença. Recebemos pessoas que valorizam o trabalho e acreditam no que estamos fazendo, assim como o SENAR MINAS, e isso nos dá esperança de que estamos no caminho certo”, disse Giani.

Para o futuro

Atenta às possibilidades de aumento do turismo rural pós-pandemia, a associação aposta na divulgação do monumento e outros atrativos do distrito para atrair visitantes e busca parceria para eventos.

Um grupo no Facebook reúne mais de 700 pessoas amantes da viola e da cultura sertaneja. A entidade planeja receber associados de todo o Brasil e tem o apoio de artistas, como a dupla Gian e Giovani. A criação de uma cooperativa para confecção e venda de chapéus, acessório comumente usado por violeiros, também está nos planos.

Fonte: FIEMG

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo