Conferência em Muriaé defende os direitos da Criança e Adolescentes

Guia Muriaé no WhatsApp

“Garantir os Direitos da Criança e do Adolescente é a tarefa principal da sociedade”, estas foram às palavras do prefeito de Muriaé, Aloysio Aquino, na abertura da IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada, terça-feira (10), no Teatro Zaccaria Marques. O evento realizado pela Prefeitura (Secretaria de Desenvolvimento Social) em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), trabalhou a “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”.

Os objetivos principais da Conferência foram mobilizar a sociedade, a rede socioassistencial, atores do sistema de garantia de direitos na defesa do Estatuto da Criança e Adolescente e fomentar a criação e o fortalecimento dos espaços de participação de crianças e adolescentes nos conselhos de direitos, nos serviços, programas e projetos destinados à proteção dos menores.

Para tanto, formaram se grupos de estudos sob os temas: a Promoção dos Direitos a Proteção e Defesa dos Direitos; Participação de Crianças e Adolescentes; Controle Social da Efetivação dos Direitos e Gestão da Política nos três níveis de Governo. Em seguida, foram estabelecidas as propostas a serem implantadas nos municípios para elevar a qualidade de atendimento ás crianças.

Serão enviadas ao Estado propostas que dizem respeito à garantia de que toda Comarca possua uma vara especializada a criança e adolescente e que todo muni-cípio possua também uma delegacia especializada para tal público; determinação de que se inclua um número maior de atividades culturais nas escolas, envolvendo a comunidade; a busca de um percentual fixo e aumento dos royalties para ampliação de recursos orçamentários para a política pública da criança e adolescente.

Também foram propostas a efetivação do monitoramento e avaliação em caráter qualitativo, com aprimoramento das ferramentas de gestão e consequentemente transparência do processo e inserção no espaço escolar dos serviços básicos de saúde, com mapeamento e referenciamento por parte das UBS e Secretaria de Saúde.

O evento teve a participação especial de corais da Casa da Menina e projeto “Boas Novas”, assim como com a exibição do Movimento Pró-Cultura e Companhia FIA. No turno matutino, aconteceu a palestra da Assistente Social do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (Comarca Muriaé), Ilza MacClland. que fez uma exposição sobre “Os Direitos da Criança e do Adolescente”.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo