Conselho delibera sobre as questões ambientais de Muriaé

Os novos membros do Conselho de Defesa do Meio Ambiente de Muriaé (Codema) tomaram posse para o biênio 2015/2016. O Conselho é deliberativo, normativo e consultivo, formado de representantes do poder público e da sociedade civil, os quais têm o direito de votar e opinar sobre as questões ambientais do município.

O decreto 6.505 de 2015 nomeou os novos membros do Conselho. Eles são representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, de Obras Públicas, de Educação, Agricultura, Saúde, Demsur e Fundarte, assim como da Câmara Municipal de Muriaé, Emater, IEF, AMA, APA Itajurú, AMERP, Consórcio do Rio Muriaé, OAB, Fiemg/Senai, CDL, Pico do Itajurú, If Sudeste e FASM. Somam-se 22 membros eleitos. Cada um possui o seu suplente. A presidente do Codema é a secretária de Meio Ambiente, Juliana Guarino.

Ela explica que os processos solicitados na Secretaria são direcionados conforme a regulamentação preestabelecida: “A partir do momento que a Secretaria de Meio Ambiente passou a existir, ficou mais simples regulamentar e fiscalizar as solicitações requeridas na Prefeitura”, frisou Juliana Guarino, lembrando que para as incoerências ocorridas, podem ser aplicadas sanções, conforme diz na lei.

Os conselheiros se reúnem mensalmente para analisarem as questões ambientais. Casos relevantes são levados para as reuniões e julgados democraticamente. Para ter acesso a regulamentação e tirar dúvidas, os interessados podem acessar o blog: www. muriaecodema.blogspot.com.br.

Mais informações: (32) 3696-3368.

Fonte: PMM