CRAS Cultura valoriza potencial das comunidades e talento dos moradores de Muriaé
Com casa lotada, o CRAS Cultura terminou no último sábado (28) após cinco dias de evento. O projeto inédito criado pela Prefeitura foi marcado por apresentações artísticas e culturais, protagonizadas pelos usuários dos quatro Centros de Referência de Assistência Social de Muriaé. Uma forma de mostrar as potencialidades das regiões atendidas e o talento dos moradores, fortalecendo vínculos entre eles e suas comunidades.
O CRAS Cultura, que teve início na última terça-feira (24), no Teatro Municipal Belmira Vilas Boas, contou com atividades artísticas e esportivas, exibição de curtas-metragens e exposição dos trabalhos desenvolvidos com os usuários. A professora de Taekwondo, Karine Santana, se apresentou juntamente com seus atletas no sábado. Segundo ela, foi uma oportunidade para mostrar o trabalho realizado com as crianças e adolescentes. “Foi um momento importante para ressaltar a contribuição do esporte para a vida destas pessoas”, considera.
“Assistir ao CRAS Cultura foi a oportunidade de ver o resultado do trabalho desenvolvido pelos profissionais que atuam nos CRAS de Muriaé. Além do aspecto social trabalhado com cada usuário, houve também o cuidado com o aspecto cultural, proporcionando a criação de uma identidade cidadã bem mais completa”, conta o técnico de Educação, Rodrigo Fintelman.
“A nossa gestão é focada nas pessoas”, afirma prefeito
A secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Giselle Braga, faz uma avaliação positiva do projeto. “Cada território pôde apresentar o que tem de melhor na sua cultura. Infelizmente, muitas pessoas acreditam que a periferia não tem uma cultura tão forte quanto a que foi apresentada no evento. O objetivo foi exatamente esse, valorizar as potencialidades de cada comunidade e como o CRAS é um facilitador deste processo”, diz.
O prefeito Grego frisa que ações como esta proporcionam que a população conheça o trabalho realizado com os usuários do CRAS e a cultura de cada local. “A nossa gestão é focada nas pessoas. Por isso, temos uma atenção especial para os serviços sociais, a fim de que possamos construir um novo caminho para os muriaeenses”, diz.
Fonte: PMM