Cultura do café e novas tecnologias foi tema do 1º Dia de Campo Virtual em Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

O 1º Dia de Campo Virtual da Cafeicultura realizado pela Emater em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura foi realizado na página do Facebook da Prefeitura de Muriaé, onde pode ser acessado.

A ‘Live’ durou aproximadamente duas horas entre abertura e palestras realizadas pelos profissionais da Emater/MG e apresentou novas cultivares de Café; técnicas inovadoras para o cultivo dos grãos, assim como dicas para o uso do café, manejo na colheita e pós colheita.

A abertura contou com a presença dos secretários de Agricultura, Carlos Kneip, de Governo, Paulo Sérgio Pires do Amaral, do gerente da Emater/MG, Paulo Alexandre de Oliveira Carvalho, do assessor da Secretaria de Agricultura, Fernando Levati e contou com a presença de vereadores.

O ‘Dia de Campo’ é uma ação direcionada aos produtores rurais que aproveitam o momento para reciclar conhecimentos e aprender novas técnicas de cultivo como explicado pelo engenheiro agrônomo da Emater, Robério Torres que falou sobre as ‘Novas Cultivares de Café’. Ele faliu sobre o emprego de novas técnicas para se trabalhar com o café Catuaí amarelo e Catuaí vermelho, os ciclos de maturação, as recomendações de plantio para o Acauã, Arara dentre outros.

A segunda palestra foi da extensionista de Bem Estar Social da Emater, Áurea Oliveira, que apresentou dicas de como usar o café, assim como a necessidade de limpeza dos estabelecimentos comerciais que oferecem o produto como especialidade da casa.

No terceiro momento, a palestra foi sobre ‘Colheita e Pós Colheita de Café’ com o técnico agropecuário, Adenilson Chaves, que falou sobre a necessidade de encontrar o melhor manejo para que a colheita seja produtiva e rentável. Segundo ele, é preciso planejar a limpeza correta da lavoura para que ela esteja adequada no momento de colher os grãos. Ressaltou também que precisam ser feitos os cálculos dos percentuais de grãos maduros e grãos verdes, assim como saber o ponto da colheita para que gere mais lucro para o agricultor.

No próximo mês, 19 de maio, acontecerá o 2º Dia de Campo Virtual e, o assunto abordado será ‘Bovinocultura Leiteira’ e terá a parceria da Prefeitura de Muriaé e Emater. O objetivo da realização é levar ao criador de bovino os conhecimentos sobre rebanhos, alimentos, pastagens, entre outros. A apresentação também será realizada de forma remota (on-line), em tempo real, via Facebook da Prefeitura. Agricultores e criadores de bovinos poderão participar para absorver as novas tecnologias que envolvam á produção leiteira.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo