DEMSUR e CDL Muriaé na mobilização “Coleta Seletiva Comércio Consciente”

Guia Muriaé no WhatsApp

Aconteceu, na manhã desta terça-feira (15), uma reunião entre representantes do Departamento Municipal de Saneamento Urbano (DEMSUR) e da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Muriaé.

A pauta do dia foi “Coleta Seletiva Comércio Consciente”, que acontecerá nos bairros Porto, Rosário, Centro, Barra e Dornelas com início no mês de agosto de 2014. A coleta seletiva nos comércios desses bairros acontecerá todas as quartas-feiras e sábados de 08h às 09h da manhã visando uma cidade mais limpa e geração de renda para os catadores da Associação de Catadores de Matériais Recicláveis de Muriaé (ASMAM).

Esta ação visa também a vida útil do aterro sanitário inaugurado em abril de 2014 com previsão de duração de vinte anos, espaço construído para ser aterrado apenas o lixo úmido, ou seja, materiais orgânicos e rejeitos (restos de alimentos, papel higiênico, fralda descartável, absorventes, pó de café, varrição de casa, galhos, guardanapos usados, ponta de cigarro, etc). Os materiais recicláveis (plástico, vidro, papel e metal) que poluem o meio ambiente e geram volume ao ser aterrado diminui a vida útil do aterro sanitário, um problema sério vivido pelas grandes cidades de diversos países, seja pela falta de espaço ou por ser um empreendimento de alto custo.

O DEMSUR atualmente realiza o programa da coleta seletiva “Lixo seco, Lixo Úmido” de porta-a-porta nas residências de vinte bairros do município e atento a este problema dá mais um passo importante após a construção do Aterro Sanitário ao investir na mobilização da coleta seletiva no comércio local considerado grande gerador de materiais recicláveis. Portanto a iniciativa de realizar a coleta seletiva -“lixo seco” no comércio faz-se necessário uma vez que essa ação vem também trabalhar a consciência ambiental do cidadão que deve ser responsável pelo lixo que produz depositando-o no lugar certo, nos dias e hora certa da coleta.

Para Gustavo Ferreira de Oliveira, Presidente da CDL, esta parceria com o DEMSUR é de grande importância. “Nós e todas as entidades representativas temos que estar abraçando essa causa e pensarmos juntos, município, comerciantes, população, temos que estar juntos, onde tem uma cidade limpa a saúde é melhor. É assim que nós crescemos, unidos. Essa ação é positiva, é força que soma para o bem-estar de todos”, afirmou.

A mobilização da coleta seletiva lixo seco no comércio iniciará no mês de agosto de 2014, após esse período os comerciantes que não se adequarem as orientações serão notificados e no descumprimento da mesma estarão sujeitos a multa aplicada pelo fiscal do DEMSUR de acordo com a Lei 2.358/1999 do Código de Postura do Município.

Mais informações ou denúncias: (32) 3728-2491 ou 115.

Fonte: DEMSUR

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo