DEMSUR faz parcerias com cooperativa de coleta seletiva

Guia Muriaé no WhatsApp

Se existe uma profissão que é pouco valorizada e muitas vezes passa despercebida é a de catadores de material reciclável. Mas quando o assunto é meio ambiente o trabalho deles fica visível e ganha importância. Em Muriaé, dezenas de catadores trabalham de sol a sol pelo menos seis vezes na semana.


Para valorizar a classe, proporcioná-los mais organização, melhorias no trabalho e reestruturar a coleta seletiva em Muriaé, o Departamento Municipal de Saneamento Urbano (DEMSUR) firmou um convênio com o Governo do Estado, através do projeto Minas Reciclando Atitudes, Repensando o Futuro. Com a palavra de ordem “inclusão sócio produtiva dos catadores de materiais recicláveis”, a intenção do DEMSUR é apoiar a constituição do Fórum Municipal do Lixo e Cidadania, que deve participar ativamente no planejamento de ações para a implantação da coleta solidária. O primeiro passo já foi dado com a criação de um Comitê Gestor para conduzir uma ampla ação de medidas socioambientais em Muriaé. A primeira reunião do Comitê acontece dia 13 de junho.

As ações continuam a todo vapor e na última quarta-feira (31) foi realizada uma reunião na cooperativa do bairro Gaspar, a ASCAMAREM (Associação dos Trabalhadores e Coletadores de Materiais Recicláveis de Muriaé), para discutir novas formas de trabalho. Estiveram presentes a Engenheira Ambiental, Luísa Ferolla, a chefe de sessão, Júli Scoparo e a Assistente Social, Kelly Christini. Nessa primeira fase está sendo feito um diagnóstico inicial com um levantamento socioeconômico. A ideia é desenvolver novas metodologias para melhorar a coleta seletiva no município.

Atualmente existem em Muriaé duas cooperativas de coleta seletiva, a ASCAMAREM e a ASMAN (Associação Dos Catadores de Materiais Recicláveis de Muriaé). Ao todo, são coletadas cerca de 9 mil toneladas de materiais recicláveis todo o mês na cidade, porém, segundo a engenheira ambiental, esse número não soma nem dois por cento do que é produzido na cidade.

Fonte: DEMSUR

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo