Home / Notícias / Cidade / Grupo cria instituto para recuperar o Rio Muriaé

Grupo cria instituto para recuperar o Rio Muriaé


Rio Muriaé

Um grupo de pessoas ligadas ao meio ambiente formou um instituto para recuperar o Rio Muriaé. Projetos e parcerias devem ajudar na preservação de um dos principais afluentes da região.




O Rio Muraé nasce no município de Miraí, na Zona da Mata Mineira, e deságua no rio Paraíba do Sul na altura do município de Campos dos Goytacazes, no Estado do Rio de Janeiro. Tem como principais afluentes os rios Glória e Carangola, sendo o rio Carangola o maior entre os dois. As maiores cidades localizadas às suas margens são Muriaé em Minas Gerais e Itaperuna no Rio de Janeiro. Considerando toda a bacia do Rio Muriaé, são três as maiores cidades, Carangola e Muriaé em Minas Gerais e Itaperuna no Rio de Janeiro.

Pelo seu tamanho (250 km de comprimento), é um dos mais importantes da região. Contudo, as condições em que ele se encontra estão abaixo do desejável pelos órgãos ambientais. A vegetação que cresceu na beira do rio há algum tempo é um dos indícios da poluição.

Por conta desta situação, um grupo resolveu agir. Eles formaram o Instituto Rio Muriaé, com o objetivo de propor ações para que as riquezas naturais sejam preservadas, cuidando das nascentes, das margens e do leito. O diagnóstico deles é que, se nada for feito, em pouco tempo a situação estará pior, como destaca o ambientalista muriaeense Renato Sigiliano.

O instituto mal foi criado e conseguiu firmar a primeira parceria, com o Instituto Estadual de Florestas (IEF). Juntos, eles farão um reflorestamento em toda a área degradada do Rio Muriaé. O plano já começou a ser executado.

Assista a reportagem completa da TV Integração:

Fonte: Guia Muriaé, com informações do Megaminas

Confira também

Paraibuna Transportes abre vaga de emprego para Muriaé

A Paraibuna Transportes abriu nova oportunidade de emprego para atuação na cidade de Muriaé. Publicações …

2 comentários

  1. Prezados.

    A Agencia Nacional de Água tem um detalhado estudo feito em convenio com a C0PEE-UFRJ sobre a bacia hidrográfica do Rio Muriaé!
    Está à disposição das autoridades, da população em geral e, principalmente da sociedade civil organizada, como o Instituto ora organizado !
    Inclusive projetos com alternativas.
    Contem comigo !

  2. Sou formado em Gestão Ambiental, residindo atualmente em Aracitaba. Tomei conhecimento do projeto de recuperação do Rio Muriaé, que me interessou muito. gostaria de conhecer de perto o projeto.
    Contato: (32) 3256.1239 ou 8427.4803
    Parabéns,
    Miranda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *