Grupo cria instituto para recuperar o Rio Muriaé

Rio Muriaé

Um grupo de pessoas ligadas ao meio ambiente formou um instituto para recuperar o Rio Muriaé. Projetos e parcerias devem ajudar na preservação de um dos principais afluentes da região.

O Rio Muraé nasce no município de Miraí, na Zona da Mata Mineira, e deságua no rio Paraíba do Sul na altura do município de Campos dos Goytacazes, no Estado do Rio de Janeiro. Tem como principais afluentes os rios Glória e Carangola, sendo o rio Carangola o maior entre os dois. As maiores cidades localizadas às suas margens são Muriaé em Minas Gerais e Itaperuna no Rio de Janeiro. Considerando toda a bacia do Rio Muriaé, são três as maiores cidades, Carangola e Muriaé em Minas Gerais e Itaperuna no Rio de Janeiro.

Pelo seu tamanho (250 km de comprimento), é um dos mais importantes da região. Contudo, as condições em que ele se encontra estão abaixo do desejável pelos órgãos ambientais. A vegetação que cresceu na beira do rio há algum tempo é um dos indícios da poluição.

Por conta desta situação, um grupo resolveu agir. Eles formaram o Instituto Rio Muriaé, com o objetivo de propor ações para que as riquezas naturais sejam preservadas, cuidando das nascentes, das margens e do leito. O diagnóstico deles é que, se nada for feito, em pouco tempo a situação estará pior, como destaca o ambientalista muriaeense Renato Sigiliano.

O instituto mal foi criado e conseguiu firmar a primeira parceria, com o Instituto Estadual de Florestas (IEF). Juntos, eles farão um reflorestamento em toda a área degradada do Rio Muriaé. O plano já começou a ser executado.

Assista a reportagem completa da TV Integração:

Fonte: Guia Muriaé, com informações do Megaminas