Inaugurado o aterro sanitário de Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

Muriaé já tem local ambientalmente adequado para a destinação final dos resíduos sólidos urbanos coletado nos bairros e distritos. Construído no Retiro do Campo Formoso, na zona rural do município, o aterro sanitário foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (10), pelo prefeito Aloysio Aquino.

O local já está, inclusive, liberado para funcionamento, já que a licença ambiental foi entregue oficialmente durante a solenidade de inauguração, pelo superintendente da Regional de Regularização Ambiental da Zona da Mata (Supram), Leonardo Schuchter.

– É importante ressaltar que esta obra pertence à coletividade. Mantê-la funcionando adequadamente é uma obrigação de toda a população, e não apenas do poder público. Todos precisam colaborar, realizando, por exemplo, a triagem dos resíduos sólidos em casa – afirma.

Com a inauguração da obra, Muriaé se torna a terceira cidade da Zona da Mata a ter seu aterro sanitário; além disso, passa a integrar a cota de apenas 10% de municípios do país a possuírem local adequado para a destinação final do lixo. Para o diretor geral do Departamento Municipal de Saneamento Urbano (Demsur), a iniciativa representa comprometimento da administração municipal com os serviços de saneamento e preservação do meio ambiente.

– O prefeito Aloysio Aquino sempre ofereceu total atenção ao projeto e assumiu a responsabilidade de cumprir o que se fizesse necessário para a construção do aterro sanitário. Durante anos e anos, o Demsur foi alvo de inúmeras ações no que se refere à coleta e destinação final de lixo, mas agora temos condições de realizar as atividades de forma correta – ressalta.

Com mais de 195 mil metros quadrados de área superficial, o aterro sanitário é formado por uma plataforma de resíduos coberta com manta de polietileno de alta densidade, que tem a finalidade de não permitir a contaminação do lençol freático, além de duas lagoas para tratamento de chorume. A obra custou cerca de R$1,7 milhão e foi realizada a partir do Programa de Preservação de Recursos Hídricos da Bacia do Paraíba do Sul, com recursos da Agevap; sua vida útil é estimada em 20 anos.

Segundo Aloysio Aquino, o aterro sanitário é, a exemplo da estação de tratamento de esgoto principal – cuja construção deve começar em breve – um dos pilares da nova política de saneamento urbano de Muriaé.

– São obras que ajudam a preservar o meio ambiente, contribuem para melhorar a qualidade de vida da população e colocam o nosso município no caminho de um desenvolvimento seguro e humanizado para todos e nós e também para as próximas gerações – destaca.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo