Livro conta a história da Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Guia Muriaé no WhatsApp

Na ocasião do jubileu áureo de fundação da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada na região do bairro de Porto, em Muriaé, a instituição aniversariante, em parceria com a editora FAMINAS, lança um livro com os resultados da pesquisa realizada pelo historiador e autor Cristian Gomes Lima.


Fruto de ampla pesquisa documental e oral realizada ao longo dos últimos dois anos, o texto remonta, com a ajuda de um grande repertório histórico-fotográfico, a história da instituição desde as primeiras movimentações religiosas na antiga capelinha do início do século XX até os dias atuais, bem como as comemorações áureas realizadas no ano de 2015.

Na obra de 268 páginas, é possível acompanhar a dinâmica administrativa e pastoral da igreja do Porto ao longo do tempo juntamente com a vida e ação de cada padre que passou na comunidade, como é o caso de padre Maximino Benassati, Pe. Henrique de Groot, Pe. Enio Martin, Pe. Pìo Locks, Padre Tiago Prins, Pe. Henrique Revers, Pe. Jacques, Padre Carlos Borges, Pe. Valdemar Tadeu, Pe. Luiz Neto e Padre Silas Geraldo.

Além disso, traz um perfeito estudo de caso de uma igreja local no modelo tridentino (antes de 1965) e da aplicação da reforma litúrgica provocada pelo Concílio Vaticano II (depois de 1965).

Por fim, nesse livro, juntamente com a história institucional enfocada, se encontra uma valiosa contribuição para a historiografia sobre a cidade de Muriaé e região escrita de maneira única dentro de uma perspectiva regionalista com enfoque na zona leste da cidade (região do Porto).

O lançamento ocorrerá no salão da Igreja Matriz do Porto, com falas de padre Silas Geraldo e do autor, no próximo sábado, dia 30 de abril de 2016, com início às 19 horas.

Fonte: Cristian Gomes Lima

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo