Muriaé participa da Etapa Regional da 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente em Ubá

Guia Muriaé no WhatsApp

4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente - Etapa Regional em Ubá

O crescimento econômico e populacional segue de mãos dadas com o incremento da população e do consumo. Maior quantidade de resíduos sólidos e a sua gestão tem se configurado como um dos grandes desafios da atualidade. A proposta da 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente é debater a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a mudança nos padrões de consumo explorando quatro eixos temáticos: Produção e Consumo Sustentáveis; Impactos Ambientais; Geração de Emprego, Trabalho e Renda; Educação Ambiental.

Com o lema ”Vamos Cuidar do Brasil”, a 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) – Resíduos Sólidos – faz novamente um convite para que a sociedade brasileira – governo, empresários e sociedade civil – se engaje no processo de democracia participativa.

Ubá foi sede, na última quarta-feira, 26 de junho, da Etapa Regional da Zona da Mata. Municípios, o setor produtivo e a sociedade civil se reuniram para apresentar ações que provoquem mudanças de comportamento, atitudes, valores a fim de solucionar ou mitigar os problemas relacionados aos resíduos sólidos. O DEMSUR, autarquia do município, representado por seu Dir. de Limpeza Urbana José Ângelo de Freitas e equipe e Sec. de Meio Ambiente Juliana Guarino estiveram presentes junto aos municípios na busca de soluções para os graves problemas causados pela gestão inadequada de resíduos. O Prefeito Municipal de Ubá Vadinho Baião abriu o evento seguido pelo Superintendente da SUPRAM – Zona da Mata Leonardo Sorblyni Schuchter. Os participantes assistiram à palestra da Política Nacional de Resíduos Sólidos e Aprovação do Regimento Interno ministrada por Luiz Gonzaga Resende Bernardo, Fundação Estadual do Meio Ambiente.

Na Etapa Regional da Zona da Mata, serão eleitos delegados que participarão da Conferência Estadual para posteriormente eleger também delegados para a etapa nacional. A Etapa Nacional é o ponto alto do debate de uma conferência. O resultado da Conferência Nacional é fruto do debate que inicia nos municípios para construção de políticas públicas para todo país. A Etapa Nacional acontecerá em Brasília de 24 a 27 de outubro de 2013.

A escolha do tema Resíduos Sólidos como foco da 4ª CNMA é oportuna e necessária para difundir informações, conhecer iniciativas exitosas e os entraves na gestão dos resíduos nos municípios e estados e, principalmente, para mostrar aos brasileiros que os resíduos podem se tornar um bem econômico e de valor social com nítida conexão com mudanças nos padrões de produção e consumo existentes. A meta da 4ª Conferência Nacional do meio Ambiente – Resíduos Sólidos é acabar com os lixões até 2014.

Fonte: DEMSUR

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo