Nova Estação de Tratamento de Esgoto deverá entrar em funcionamento em outubro

Guia Muriaé no WhatsApp

A nova Estação de Tratamento de Esgoto Principal (ETE-Principal), localizada nas margens do Rio Muriaé, está desde o ano passado recebendo reparos e adaptações para entrar em funcionamento.

A estimativa é que a nova ETE passe a funcionar em outubro. A Prefeitura, por meio do Demsur, está organizando as elevatórias e refazendo a parte elétrica para que os serviços iniciem e permita que 50% de todo esgoto da cidade seja tratado e devolvido aos rios, purificado. Ação visa contribuir com o meio ambiente e com a qualidade de vida dos muriaeenses.

Hoje Muriaé tem 33,92% do esgoto tratado segundo dados do Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento (SNIS-2017). Este percentual é atingido através do funcionamento das Estações de Tratamento de Esgoto do bairro Safira e José Cirilo. O diretor do Departamento de Água e Esgoto da autarquia, Gustavo Goretti, explica que primeiramente foi realizado um diagnóstico do que precisaria ser reestruturado para que o sistema pudesse funcionar. “As elevatórias que estavam prontas estavam com as entradas de energia elétrica totalmente fora das especificações e não havia como rodarem. A estação estava com o equipamento de tratamento do lodo antiquado, não conseguiria digerir o material recebido pelos depósitos. A estrutura construída não estava pronta pra funcionar”, informou o diretor.

Há 12 meses as elevatórias estão sendo restabelecidas e a parte elétrica refeita. A ETE está ganhando novos painéis equipados com inversores de freqüência, assim como novas bombas para tratamento do lodo. A fase é de conclusão dos serviços. Em 30 dias, a captação iniciará nos bairros, onde já foram instaladas as elevatórias. De imediato, ela irá operar com um pequeno percentual de sua capacidade total. Muitas localidades ainda deverão receber melhorias no sistema de coleta de esgoto. O objetivo da Administração é tratar até 70% do esgoto nos próximos dois anos.

Como é formado o esgoto

O esgoto é formado pela água utilizada nas atividades diárias, como lavar a louça, roupas, tomar banho, dar descargas em vasos sanitários. Além da água servida, o esgoto contém dejetos e, se não receber o tratamento adequado, contamina o meio ambiente e prejudica a saúde pública.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo