“Operação Cidade Limpa” chega para melhorar limpeza e conservação urbana em Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

“A maior operação de limpeza e conservação urbana já realizada em Muriaé.” Foi assim que o prefeito Grego descreveu a Operação Cidade Limpa, o novo programa da Prefeitura que vai mobilizar diversos órgãos da Administração e que pretende mudar para melhor a “cara” da cidade.


O anúncio foi feito durante entrevista coletiva realizada na manhã desta terça-feira (26), no Teatro Zaccaria Marques. As atividades começarão já na próxima segunda (2), iniciando pelo bairro São Francisco e seguindo posteriormente para todas as mais de 70 comunidades que formam o município, inclusive os distritos.

Um dos destaques será o chamado “cata-treco”, com remoção de todos os materiais que os moradores queiram dispensar e que não são recolhidos pela coleta de lixo tradicional. “Com exceção de entulho de obra, as pessoas poderão colocar para fora de casa tudo que elas não quiserem mais, como móveis velhos, pneus e outros itens. Será uma oportunidade para que os muriaeenses possam liberar espaço em seus lares e dar fim em tudo aquilo que não interessar mais”, informa o prefeito Grego.

Para garantir o sucesso da iniciativa, na semana anterior ao trabalho em cada bairro, agentes comunitários de saúde farão visitas de casa em casa para avisar sobre a iniciativa. Eles também levarão aos moradores informações sobre como evitar a proliferação de roedores e de insetos como o mosquito Aedes aegypti. A ideia é que o descarte voluntário de objetos, que normalmente ficariam expostos ao tempo e acumulando água parada, contribua para reduzir os índices de doenças como dengue, zika e chikungunya no próximo período de chuvas.

Ação também contará com poda de árvores e melhorias no trânsito

Além dessas ações, a Operação Cidade Limpa terá também poda de árvores, tapa-buracos e melhoria da sinalização de trânsito nas vias. O Demsur, por sua vez, ficará responsável pela capina, roçagem e caiação, investindo cerca de R$1,4 milhão nas atividades – a título de comparação, em 2017 foram pagos aproximadamente R$340 mil pelo mesmo trabalho. O aumento do valor se justifica com a ampliação do número de equipes para tais finalidades. A expectativa é que a área de abrangência suba de 890 mil (total do ano passado) para mais de 2,7 milhões de metros quadrados alcançados.

Assista o vídeo da coletiva de imprensa:

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo