Pirapanema poderá ganhar um Centro Cultural

Guia Muriaé no WhatsApp

A Fundação de Cultura e Artes (FUNDARTE) de Muriaé está realizando um estudo para fazer um projeto para construção de um Centro Cultural no distrito Pirapanema. As obras podem começar já no ano que vem.

“O Centro Cultural é um pedido da Associação de Moradores do distrito e o Prefeito de Muriaé, Aloysio Aquino, já demonstrou intenção em construí-lo”, disse a diretora da FUNDARTE, Gilca Napier.

Enquanto isso, já deu entrada na Câmara Municipal um projeto de lei para dar denominação de Centro Cultural Carmelinda Guarçoni Baêsso ao Centro Cultural, que está previsto para ser construído na Rua Vereador Jacir Vargas. O projeto é de autoria do vereador Devail Gomes (PP).

Carmelinda, mais conhecida como Dona Dedé, nasceu na Fazenda Boa Esperança, no distrito de Pirapanema, no dia 01/05/1927. Filha do Coronel Elidio Guarçoni e Luiza Seminatti, imigrantes italianos da cidade de Modena, Província de San Felice, no norte da Itália.

Seu pai, Coronel Elídio Guarçoni, ficou marcado na história da região pelas inúmeras contribuições para o desenvolvimento da região, sendo um dos responsáveis pela construção da estrada Muriaé-Ervália, além de ser responsável por prestar informações à bolsa de valores do Brasil acerca da produção de café da região.

Carmelinda tinha uma vontade e uma satisfação enorme em ajudar o distrito de Pirapanema e principalmente os moradores mais carentes da região.

Após se casar com Antônio Baêsso, se estabeleceu no alto da serra de Pirapanema, na Fazenda da Serra, onde criou seus seis filhos. O local passou a ser um ponto de referência para os moradores do distrito, um verdadeiro “porto seguro”. A sua Fazenda servia de abrigo para os padres e seminaristas que vinham de diversas regiões do país, e também de professoras que lecionavam no distrito.

Na lembrança da comunidade, ficaram os partos que fez e os remédios, comidas, orientações e orações que dava para os que necessitavam. Os doentes mais graves ela mandava levar no carro da família para o hospital em Muriaé. Donda Dedé contribuiu diretamente para a restauração e ampliação da Igreja de Nossa Senhora Imaculada Conceição, que seu pai ajudou a construir para a comunidade.

Carmelinda faleceu em 23/12/2008, deixando um legado marcante de caridade, fraternidade, presteza, simplicidade, religiosidade e amor.

Fonte: Guia Muriaé / Foto: Silvan Alves

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo