Prefeitura começa a revisar Plano Diretor de Muriaé



A atualização do Plano Diretor Participativo (PDP) já começou a acontecer em Muriaé. O lançamento das atividades, que serão realizadas por meio de parceria público-privada entre a Prefeitura e o Instituto Votorantim, sem custos para o Poder Público, aconteceu na última sexta-feira (4), em reunião no Teatro Zaccaria Marques. O PDP é o conjunto de normas que regulamentam o crescimento urbano na cidade e nos distritos, levando em consideração sugestões apresentadas pelos próprios moradores e buscando oferecer mais qualidade de vida para todos.

Os trabalhos serão coordenados pela Secretaria de Obras e desenvolvidos pela empresa paulista Geo Brasilis, que tem experiência de 20 anos na elaboração de planejamentos urbanos. O trabalho consiste em cinco etapas – a primeira, de montagem do plano de trabalho, com definição da metodologia e do cronograma, já foi concluída. “Nesta segunda fase, que é de diagnóstico, estão previstas oito oficinas regionais nos distritos e na cidade. O objetivo é conhecer as principais demandas de cada local, que serão apresentadas pelos próprios moradores”, afirma o secretário responsável pela pasta, Aderbal Fernandes.




As etapas seguintes serão de definição de propostas e formulação das diretrizes finais, que farão parte da minuta do PDP. Após a conclusão dos trabalhos, que está prevista para acontecer no fim do ano, o documento será enviado para apreciação dos vereadores na Câmara Municipal – havendo a aprovação, a versão final seguirá para ser sancionada pelo prefeito Grego, passando então a entrar em vigor.

Prefeito ressalta importância da participação popular na gestão

A atualização do Plano Diretor de Muriaé está ocorrendo com dois anos de atraso. De acordo com a legislação, a reformulação das diretrizes deveria ter ocorrido 10 anos após a publicação das normas originais – ou seja, em 2016, ainda na gestão passada. “Desde já, quero convidar os muriaeenses a participarem ativamente dos trabalhos de revisão do plano. A contribuição de todos será muito importante para discutirmos de maneira profunda o novo caminho que queremos construir para o futuro da nossa cidade”, afirma o prefeito Grego.

Fonte: PMM

Últimas notícias em vídeo



Envie um comentário

 

Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o administrador do site pelo conteúdo do mesmo, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste site reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.