Prefeitura de Muriaé promove ações de acolhimento e cuidado de animais abandonados

Guia Muriaé no WhatsApp

O resgate dos animais de rua e as ações de cuidado – castração e vacinação – são assegurados pela lei estadual 21970/2016.

Aqui em Muriaé, o órgão responsável por esse serviço é o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde. Mas a instituição atenta para a principal causa do crescente número de cães e gatos nas ruas: o abandono. Atitude que é, inclusive, crime federal.

Quando resgatados, os animais são levados ao Centro, onde são examinados por um veterinário e recebem vacinas, cuidados necessários em casos de doenças, são castrados e colocados para adoção. A Prefeitura de Muriaé, através do CCZ e também de parcerias com ONGs e entidades muriaeenses defensoras dos animais, busca resgatar, tratar e encontrar novos lares para os cães e gatos abandonados. Desde 2017, início da atual gestão, 213 bichinhos já encontraram um novo lar e as castrações somam um total aproximado de 800.

Mas para pedir o resgate de um animal agressivo, que tenha mordido uma pessoa, por exemplo, há um procedimento especial. É preciso entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses através do número (32) 9 9907-1663 e informar detalhes sobre o animal: como sexo, tamanho e marca característica. Além do endereço correto onde aconteceu a agressão e ter também um atestado médico da mordedura. Esses trâmites legais são para evitar falsas denúncias e concentrar os esforços do CCZ nos casos mais complexos.

Em relação aos animais particulares as ações são diferentes, já que os bichos são responsabilidade dos seus respectivos donos. Se você tem um cão ou gato em casa, é preciso prover as necessidades básicas para eles: alimentação, água, manter as vacinas em dia e cuidar bem quando for sair para passear – lembrando que os cachorros de maior porte e raças mais fortes devem fazer o uso preventivo da fucinheira.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo