Prefeitura instala cabos de energia para aprimorar funcionamento de estações que tratam esgoto



A Prefeitura de Muriaé instalou cabos trifásicos em postes da cidade, nos últimos dias 17 e 18, a fim de fornecer energia elétrica para as elevatórias que conduzirão o esgoto recolhido na cidade até as Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’s).

Os fios foram inseridos em postes próximos à ponte da rodoviária (Centro) e na região dos bairros São Pedro e Porto. O serviço permitirá que as bombas das elevatórias tenham energia para conduzir o esgoto até as estações, alcançando o tratamento de até 70% de todo o esgoto produzido em Muriaé.

Desde o ano de 2015, a Prefeitura passou a ser responsável pelo posteamento e iluminação pública do município. O secretário de Obras Públicas e Urbanismo, Aderbal Fernandes, explicou que a Secretaria e o Demsur trabalham juntos nos serviços realizados. “A nossa tarefa é implantar novos postes e cuidar do cabeamento. O Demsur constrói as estações receptoras de esgoto e as elevatórias para conduzir o material até o destino. Porém, para que o esgoto seja conduzido até as ETE’s, é preciso usar as bombas, que funcionam impulsionadas por energia elétrica. Aí está a nossa parceria. Os cabos estão sendo instalados para permitir que as elevatórias funcionem perfeitamente”, declarou ele, ressaltando a participação da empresa Energisa também.




Hoje, Muriaé tem 12 elevatórias distribuídas em todo o perímetro urbano. Para cada região, há uma estação canalizadora que vai levar as águas até as estações. “As elevatórias são o meio de conduzir o esgoto recolhido até as ETE’s, onde o material sofrerá o processo de purificação. A nova Estação de Tratamento, a ETE-Principal (Marambaia), deverá entrar em funcionamento a partir de julho deste ano. Com mais esta ação, alcançaremos o tratamento de 70% de todo esgoto produzido na cidade. Estamos trabalhando para devolver as águas ao rio em condições adequadas, melhorando a qualidade de vida dos muriaeenses”, ressaltou o prefeito Grego.

Fonte: PMM

Últimas notícias em vídeo



Envie um comentário

 

Política de moderação de comentários

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o administrador do site pelo conteúdo do mesmo, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste site reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal/familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.