Preocupada com saúde dos animais, Prefeitura de Muriaé castra 70 cães e gatos

Guia Muriaé no WhatsApp

Em meio à pandemia do coronavírus em humanos, a Prefeitura de Muriaé está atenta também à saúde animal. Em um mês, 70 cães e gatos foram castrados gratuitamente no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Deste quantitativo, 68 são cadelas e os outros compreendem dois gatos, sendo um macho e uma fêmea – todos animais que vivem nas ruas, os quais foram enviados ao CCZ pelos grupos de proteção Pedido de Socorro Muriaé (PSM) e Amicão, por pessoas que fizeram cadastro no Castramóvel e fêmeas recolhidas no cio.

O objetivo com as cirurgias é diminuir a população de animais de rua na cidade e, consequentemente, reduzir o abandono, ainda mais neste período de isolamento e distanciamento social. Importante salientar que estas castrações já atendem a lista de espera do Castramóvel.

Além disso, o procedimento cirúrgico previne doenças. Entre os benefícios, estão a prevenção da infecção de útero, no caso das fêmeas, e de doenças sexualmente transmissíveis nos animais (como o tumor venéreo transmissível, o TVT), que pode ser adquirido durante a cruza.

Quando castrados ainda jovens, se reduz em 90% as chances de se ter câncer de mama em fêmeas e de próstata nos machos.

Investimentos em proteção animal

A Prefeitura está investindo constantemente na saúde animal. Nos últimos anos, castrou milhares de cães e gatos na cidade, tanto no CCZ quanto no Castramóvel, que esteve presente em Muriaé por três vezes. Além disso, incentivou e apoiou diversas feiras de adoção, para encontrar um lar para cães e gatos abandonados nas ruas.

O investimento mais recente é a ampliação da equipe de veterinários para castração. Agora, três profissionais – ou seja, mais dois especialistas – fazem cirurgias em caninos e felinos de forma gratuita.

Inclusive, quem ver alguma cadela no cio pode entrar em contato com o CCZ. A equipe recolhe o animal e encaminha-o para a cirurgia. O telefone é o (32) 99907-1663.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo