Procon de Muriaé oferece dicas para economia de energia elétrica

Guia Muriaé no WhatsApp

O Procon de Muriaé, unidade administrativa da Prefeitura, vem realizando pesquisas e estudando medidas, desde janeiro, para reduzir o impacto que o aumento do preço da energia elétrica vem causando no orçamento dos consumidores. O órgão reuniu um conjunto de dicas com o objetivo de diminuir gastos das famílias e auxiliar no controle financeiro dos muriaeenses.

Segundo o órgão, a conta de energia não deverá comprometer mais do que 5% do valor total da receita familiar. “Não deixe de desligar completamente os aparelhos que estejam sendo usados. Deixá-los em ‘stand-by’, ou seja, com a luzinha acesa, pode aumentar de 10 a 15% o consumo. A televisão é um exemplo disto. Não devemos também dormir com ela ligada. O celular é outro eletroeletrônico de uso diário que precisa ser carregado e, em seguida, ter o carregador retirado da tomada, pois, do contrário, continuará gastando energia”, explicou o responsável pelo Setor de Atendimento do Procon, Jacy Oliveira.

Outras medidas podem ser tomadas para economizar. No momento de comprar um aparelho, o consumidor deve escolher modelos que tenham classificação “A” no selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Geladeira, ar condicionado e chuveiro são “vilões” na conta de energia

O site SOS Consumidor (http://www.sosconsumidor.com.br/) oferece dicas sobre o assunto. Ensina que, para usar o ar condicionado, é necessário fechar portas e janelas. Esclarece também que a melhor maneira de reduzir gastos é alternar o ar com o ventilador de teto, ou deixar o ar no mínimo e ligar o ventilador. Neste sentido, a economia pode chegar a 80% na conta de luz.

No que se refere à cozinha, a instrução é para desligar na tomada todos os aparelhos domésticos que estejam em desuso. A coordenadora do Procon, Marília Fonseca, ressalta outras dicas. “Precisamos ficar atentos ao abrir e fechar a geladeira excessivamente. Isto consome muita energia. Deixar acumular gelo também aumenta o consumo. No chuveiro, economiza-se bastante ao fecharmos a água para ensaboar. E, em relação às roupas, a melhor dica é que se deixe acumular mais peças, para lavar e depois passar todas juntas. Isto contribui para a redução das despesas”, explicou.

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo