Servidores da UAI de Muriaé e de todo Estado farão paralisação nesta sexta-feira (13)

Guia Muriaé no WhatsApp

Funcionários das Unidades de Atendimento Integrado (UAI) de todo Estado de Minas Gerais farão uma paralisação nesta sexta-feira (13). A paralisação é em protesto contra o Governo do Estado que tem intenção de privatizar as unidades.

Nota dos funcionários

Segue a nota dos funcionários do UAI na íntegra:

“Com a privatização todos os funcionários que são consursados celetistas serão demitidos o que significa uma dispensa em massa em plena crise que o país enfrenta. Com a privatização os serviços perderão qualidade, porque as empresas da concessão visam o lucro. A UAI será reduzida a menos de um terço do que é atualmente, não atendendo a demanda não só de Muriaé e região. Há reclamações de todas as unidades que já funcionam sobre este regime. Mal atendimento, demora inclusive prevaricação. O cidadão ficará sem saber para onde irá o dinheiro fruto de seu imposto já que toda a estrutura das UAIs administradas pelo Estado é paga pela arrecadação de Imposto. Não haverá prestação de contas pelo Governo do Estado com relação à isso.

As unidades privatizadas funcionam, arrecadam por atendimento feito. Já é notório que um mesmo atendente faz o cidadão voltar diversas vezes desnecessáriamente na unidade porque a cada volta desse ele é obrigado a pegar uma senha. E cada senha significa dinheiro que a empresa que ganhou a privatização irá arrecadar para ela. Quem paga é a Secretaria de Planejamento e por sua vez quem para a Secretaria é o contribuinte.

O atendente da unidade tem um tempo limite de 8 minutos para o atendimento. Caso contrário a empresa que administra a nova UAI não lucra já que acima deste tempo a Secretaria não repassa o dinheiro. Existem atendimentos que podem durar até 45 minutos dependendo da dificuldade e gravidade da situação. Por isso em várias Unidades que funcionam neste sistema o atendente interrompe o atendimento quando dá os 08 minutos dispensando o cidadão sem ter resolvido seu problema.

Os responsáveis pelo projeto de privatização alegam como defeitos das UAIs estatais a falta de treinamento de seus funcionários e o baixo rendimento.

– Todos os funcionários são concursados e devidamente qualificados através de vários cursos para que desempenhem suas tarefas de maneira satisfatória. Apesar de serem concursados podem ser reprovados nesses cursos e ficarem impedidos de desempenharem suas funções. Todos os funcionários das unidades são avaliados a cada atendimento. Os funcionários são celetistas por isso sua estabilidade é relativa.
– Como dito anteriormente todas os atendimentos nas UAIs é avaliado e no ranking geral a UAI – Muriaé possui uma avaliação positiva de 97% de satisfação conforme divulgado na própria págian da Secretaria de Planejamento.”

Fonte: Funcionários do UAI

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo