Simpósio incentiva maior produtividade do gado leiteiro em Muriaé

Guia Muriaé no WhatsApp

O Simpósio de Desenvolvimento da Pecuária de Leite da Região de Muriaé, realizado na última sexta-feira (31), mostra que os produtores rurais vêm conquistando espaço, alcançando maior produtividade e aumentando a produção de leite no município. Uma das vacas participantes do Torneio Curraleiro chegou a produzir 60 litros em duas ordenhas, batendo um novo recorde na região. A Prefeitura realizou o Simpósio para desenvolver o potencial leiteiro na região, com ensinamentos de especialistas.

O evento reuniu os representantes do Laticínio Porto Alegre que trataram sobre a produção de embriões em tubos de ensaio, ensinando a escolher o boi de melhor genética. Outro tema debatido foi sobre as pastagens e cultivo do capim capiaçu, que é um alimento hiper vitamínico para o gado. A terceira palestra tratou do manejo de dejetos dos bovinos. “As novas informações são bem modernas e contribuem para o aumento da eficiência e da produtividade junto ao gado leiteiro. Se reunirmos os dados dos últimos 40 anos, veremos que os animais estão produzindo, nos dias atuais, mais leite do que em outros tempos. Isto nos deixa imensamente satisfeitos”, informou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente.

Evento também contou com premiação do Torneio Leiteiro

Ao completar o ciclo de palestras, iniciou-se a entrega da premiação para os vencedores do 2º Torneio Leiteiro Curraleiro. Entre os prêmios foram entregues troféus, três selas para cavalo, joias e outros brindes. De 17 participantes, foram escolhidos os três primeiros que mais produziram leite em cada modalidade. Houve vencedores na categoria “vaca”, pertencentes ao programa “Muriaé Mais Leite” e outros do grupo “Amigos”. Assim como houve vencedores da categoria “novilhas”.

Um dos vencedores do Torneio, categoria “vaca”, do grupo ‘Amigos’, retirou 60 litros de leite em duas ordenhas, em um só dia. “Foi um grande desafio, mas foi um prazer participar. Fechamos com mais de 60 quilos. Vamos participar sempre. Isto nos incentiva a melhorar a qualidade do gado e ainda nos permite confraternizar com os criadores da nossa região”, disse Fernando Levate. Gustavo Marchesse também tirou o primeiro lugar na categoria “vaca”. Ele faz parte do grupo “Muriaé Mais Leite”, programa que oferece assessoria veterinária, de forma gratuita, pela Prefeitura. Sua vaca produziu mais de 52 quilos.

O campeonato aconteceu entre maio e agosto de 2018. Os interessados em participar da competição para o próximo ano podem procurar a Secretaria de Agricultura pelo telefone: 3721-9854. Procurar por Marco Pólo.

Vencedores do Torneio Leiteiro Curraleiro

Categoria Vaca

1º Gustavo Marchese de Melo – vaca Meia Noite 52,925 kg

2º Derly Cardoso de Oliveira – vaca Montanha 52,310 kg

3º José Luis dos Santos – vaca Palmeira 44,210 Kg

Categoria Novilha

1º Ocimar Alves Pires – novilha California 50,280 Kg

2º Derly Cardoso de Oliveira – novilha Azeitona 46,940 Kg

3º Gustavo Marchese de Melo – novilha Bonita 44,000 Kg

Amigos Convidados

Categoria Vaca

1º Fernando Levate – vaca Guida 60,765 Kg

2º Irineu Felisberto – vaca “6485” 50,215 kg

3º Adson Mescolin de Paula – vaca Querida 45,990 Kg

Categoria Novilha

1º Fernando Levate – novilha Elga 39,460 Kg

2º Irineu Felisberto – novilha “93” 38,825 kg

3º Paulo Sergio Costa de Oliveira – novilha Carla 37,865 Kg

Fonte: PMM

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo