Solenidade em comemoração dos 160 anos de emancipação de Muriaé é antecipada

Guia Muriaé no WhatsApp

A Prefeitura Municipal e a Fundação de Cultura e Artes (FUNDARTE) convidam para a solenidade em comemoração ao dia da emancipação político-administrativa de Muriaé.

A solenidade de comemoração foi antecipada para o dia 15 de maio, às 8h30, no Paço Municipal, situado na Praça Coronel Pacheco de Medeiros, Centro. A cidade de Muriaé comemora, no dia 16 de maio, 160 anos de emancipação político-administrativa.

História resumida de Muriaé

Inicialmente habitada pelos índios puris, a mais antiga menção ao “Vale do Muriaé” é de 1785. Em 1817, Constantino José Pinto, com outros 40 homens, comercializando ervas e produtos medicinais, desceu pelo Rio Pomba e atingiu o Rio Muriaé, onde aportou construindo seu abarracamento junto a uma cachoeira, local hoje conhecido como Rosário. Ali, foi fundado um aldeamento dos índios, com demarcação das terras destinadas ao plantio para o sustento dos silvícolas.

O povoado cresceu rapidamente, a princípio, com uma só rua ao longo do rio – dando origem ao “Porto”, à “Barra” e à “Armação”, em razão do rio que margeavam – e, depois, disseminando o seu casario em todas as direções. Em 7 de abril de 1841, foi criado o distrito com o nome de São Paulo do Muriahé, pertencendo a São João Batista do Presídio (atual município de Visconde do Rio Branco) e subordinado eclesiasticamente a Santa Rita do Glória (atual município de Miradouro).

Em 16 de maio de 1855, pela Lei 724, com o nome de São Paulo do Muriahé, o distrito foi elevado à categoria de vila, desmembrando-se de São João Batista do Presídio. A vila de São Paulo do Muriahé seria elevada à condição de cidade apenas em de 25 de novembro de 1865, pela Lei 1 257. A denominação Muriaé só viria com a Lei 843, de 7 de setembro de 1923.

Conheça toda a história da cidade de Muriaé aqui.

Fonte: Guia Muriaé, com informações da Wikipédia

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo