Tiro de Guerra 04-016 de Muriaé comemora o Dia da Bandeira

Guia Muriaé no WhatsApp

Com o objetivo de comemorar o Dia da Bandeira, um dos quatro símbolos nacionais, o Tiro de Guerra 04-016 de Muriaé realizou, na manhã desta quarta-feira (19), uma solenidade alusiva à data.

A cerimônia foi realizada na Praça Coronel Pacheco de Medeiros (antigo Paço Municipal) e contou a presença de autoridades municipais e alunos da Escola Estadual Dr. Silveira Brum.

O Noticiário do Exército de hoje trouxe uma mensagem do Comandante do Exército, General Enzo Martins Peri, sobre o Dia da Bandeira.

A mensagem segue abaixo na integra:

O soldado de Caxias mantém respeitosa convivência e intimidade com a Bandeira do Brasil. Diante dela, o cidadão afeito ao combate, consciente, responsável e livre, pronuncia seu juramento de defendê-la, se preciso for, com o sacrifício da própria vida.

Nossa Bandeira levada aos campos de batalha foi mantida vitoriosa e digna. Se conduzida em marcha, hasteada, em solenidade ou formatura, no País ou em Missão de Paz no exterior, diante dela, mais do que manifestar respeito, orgulho e patriotismo, vibramos ao enxergá-la, expressivo Símbolo Nacional, com os olhos do coração.

Nas solenidades internas e no exterior, tremulando ao vento, sentimos que ela sobrepaira a todos os brasileiros reunidos, fraternalmente, num só coração, independente da cor da pele ou do credo religioso. A Bandeira nos fala da unidade que representa e da soma que corporifica a grandeza da livre e democrática Alma Brasileira.

A História do nosso atual Auriverde Pendão, guarda uma sintonia com a História da Pátria. Cores e símbolos são raízes que remontam às Casas Reais dos Braganças e dos Bourbons, ao antigo Império Lusitano, ao Descobrimento do Brasil e ao despertar da consciência nacional nascida com o Nosso Exército em Guararapes.

A República Federativa do Brasil, proclamada em 15 de Novembro de 1889, tem, na sua Bandeira, raízes na da Independência, sobretudo com a Esfera Armilar substituída, no Segundo Império, pelo globo azul celeste, que espelha do nosso País o enorme conteúdo hídrico, territorial, marítimo e, sobretudo, toda uma singular e altiva população.

Destaquemos, ainda, as estrelas representativas dos Estados Federados e, da Cruz trazida nas caravelas de Cabral, o significativo e sagrado Cruzeiro do Sul, a iluminar e abençoar a fervorosa e única sociedade do Brasil.

Nossa Bandeira, em seu histórico percurso, mais que representar o espaço geográfico e seu potencial, faz pulsar, a cada tempo, a concórdia, a solidariedade, a harmônica convivência dos Poderes, o sentimento de justiça, o respeito e aceitação aos diferentes, o cuidado com o meio ambiente e o fundamental requisito da paz conquistada, construída e preservada para sustentar o crescimento do País com operosidade, Ordem e Progresso.

“Bandeira idolatrada, altiva a tremular, onde a liberdade é mais uma estrela a brilhar”.

Fonte: Guia Muriaé

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo