Você sabe qual o destino é dado aos pneus inservíveis em Muriaé?

Guia Muriaé no WhatsApp

Visando a destinação ambientalmente correta dos pneus inservíveis (sem utilidade) em Muriaé, o Departamento Municipal de Saneamento Urbano (DEMSUR) em convênio firmado em novembro de 2006, com a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP)

, vem desde então, garantindo sua armazenagem em um galpão no Ecoponto situado 7 km do centro urbano.

Advindos das revendas e borracharias, após ser entregues no Ecoponto, são recolhidos pela Reciclanip, empresa responsável pelo transporte a partir dos pontos de coleta em todo Brasil. O último carregamento de pneus se deu na terceira semana de junho, 18 toneladas foram encaminhadas as usinas de reciclagem.

A disposição final dos resíduos sólidos no mundo é uma questão preocupante, pois ela depende de um empenho muito grande por parte da sociedade para tentar soluciona-la, não deve ser considerada uma tarefa a ser resolvida apenas pelo poder público, deve haver uma conscientização com o engajamento de toda população. Na hora de descartar o pneu velho, pense se você deseja fazer parte do problema ou da solução.

Principais destinos

O pneu é um dos tipos de resíduos mais agressivos ao meio ambiente, além de proliferar doenças ao servir de depósito de água para foco da dengue, o tempo que leva para se decompor é estimado em meio milhão de anos. No Brasil passou a ser disputado por importantes setores da economia sendo transformados em matéria prima ou energia.

Uma das formas mais comuns de reaproveitamento dos inservíveis é como combustível alternativo para as indústrias de cimento. Outros usos são na fabricação de solados de sapato, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, além de tapetes para automóveis. Outro processo que tem sido aprovado pela indústria de pneumáticos é a sua utilização como componente para a fabricação de manta asfáltica e asfalto borracha.

Fonte: DEMSUR

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia Muriaé no WhatsApp
Botão Voltar ao topo